Newsletter nº 18/2015 - 9 de outubro

1. N O T Í C I A S

Governo anuncia "choque de investimento"

"Todas as empresas com bons projetos de investimento passam a ter financiamento garantido no sistema de incentivos do Portugal 2020. Empresários podem contar com mais de três milhões de euros de fundos europeus por dia nos próximos 12 meses.

Para quem não conhece as regras dos fundos europeus, é como se os numerus clausulus tivessem terminado no ensino superior e todos os alunos com média igual ou acima dos 14 valores tivessem acesso garantido ao curso pretendido.

O Governo decidiu esta quarta-feira (30 de setembro) desencadear um “choque de investimento” e ordenou as autoridades que gerem o sistema de incentivos do Portugal 2020 a garantirem o financiamento de todas as candidaturas aprovadas com mérito igual ou superior a 3,5 em 5 (o equivalente a 14 valores em 20). Com esta mudança das regras, todos estes chamados bons projetos empresariais passam a ter o apoio garantido do Portugal 2020, terminando a luta pelos fundos europeus.

Trata-se de uma medida inédita na história dos fundos europeus em Portugal já que os incentivos às empresas costumam distribuir-se ao longo de sete anos, os concursos costumam abrir com um teto orçamental à partida e as candidaturas costumam ser apoiadas por ordem decrescente de mérito até se esgotarem os milhões postos a concurso, mesmo que bons projetos fiquem de fora."

(...)

Para ler a notícia na íntegra, aqui.

Governo cria fundos de capital e dívida para apoiar PME

"Este ano, com 217 milhões de euros de fundos comunitários, são criados dois fundos que vão injectar nas empresas 1,3 mil milhões em capitalização e financiamento.

Até ao final do ano, as pequenas e médias empresas vão ter disponíveis instrumentos financeiros para se capitalizarem e financiarem. O primeiro passo foi dado ontem (24 de setembro) com a aprovação em Conselho de Ministros de dois fundos que para já arrancarão com uma dotação de 1,3 mil milhões de euros.

"Vamos usar 1,6 mil milhões de euros de fundos comunitários para cobrir falhas de mercado na capitalização das PME e da dívida", disse o ministro da Economia na conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministro. António Pires de Lima especificou que o objectivo é "arrancar o processo com 147 milhões de euros para o fundo de capital que, com o ‘apport' de entidades privadas, permitirá lançar, ainda este ano, instrumentos de capital e quase capital de 300 milhões de euros".

 

Para ler a notícia na íntegra, aqui.

Entrevista a Miguel Poiares Maduro: "Portugal 2020 paga mil milhões às empresas até ao fim do ano"

"Em entrevista à "Vida Económica", o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional afirma também que a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) está finalmente operacional e que "pode ter um papel importante na redução dos custos de financiamento para as PME".

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, confirma que, até ao final do ano, a execução do Portugal 2020 ficará "aproximadamente nos 5%, mais do dobro do que aconteceu no período equivalente do quadro comunitário anterior [QREN]". O montante financeiro equivalente é de "aproximadamente mil milhões de euros".

Em entrevista à "Vida Económica" à margem da sessão de apresentação do projeto CULINAR, Miguel Poiares Maduro também falou da recente aprovação de vários fundos financeiros que vão ser geridos pela Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), que está finalmente operacional. A IFD, diz, "pode ter um papel importante na redução dos custos de financiamento para as PME"."

Para ler a entrevista na íntegra, aqui.

2. A R T I G O  T É C N I C O

Design Thinking: uma ferramenta de inovação

O Design Thinking, nos dias de hoje, assume-se como um modo de abordagem que conduz à transformação, ao progresso e à inovação no seio das organizações. Esta metodologia potencia o desenvolvimento de novos processo e ferramentas que a ajudam a melhorar e a acelerar o processo criativo, realizados não apenas por designers, mas também por equipas multidisciplinares em qualquer organização.

As etapas atribuídas ao Design Thinking centram-se, essencialmente, em: análise/compreensão, idealização, prototipagem e desenvolvimento. “A inovação guiada pelo design veio complementar a visão do mercado de que para inovar é preciso focar no desenvolvimento ou integração de novas tecnologias e na abertura e/ou atendimento a novos mercados: além desses fatores tecnológicos e mercadológicos, a consultoria em Design Thinking inova principalmente ao introduzir novos significados aos produtos, serviços ou relacionamentos”, afirmam os autores do livro Design Thinking.

Para ficar a conhecer mais sobre esta metodologia e a sua essência, aqui.

3. P R O J E T O  E X E M P L O

Energreen – Novo combustível limpo para a produção de cimento

Resultado da necessidade urgente em reduzir a pegada ecológica produzida pelos produtos da construção, a empresa CMP – Cimentos Maceira e Pataias em conjunto com o Departamento de Engenharia Química do Instituo Superior Técnico, desenvolveram o projeto Energreen – Novo combustível limpo para a produção de cimento.

O projeto Energreen, financiado pelo FEDER no âmbito de um SI I&DT, visava o desenvolvimento de uma metodologia de liquefação de diferentes tipos de biomassa, perspetivando a preparação de um novo combustível limpo, no estado líquido e com maior poder calorífico, que aumentasse a eficiência de combustão e limitasse alterações de qualidade do produto, sendo o objetivo principal a redução efetiva de emissões de CO2 e diminuir a dependência dos combustíveis fósseis.

ENERGREEN

Coordenado por CMP - Cimentos Maceira e Pataias, S.A, em Portugal

Financiado pelo FEDER

Fonte: COMPETE 2020, http://www.poci-compete2020.pt/newsletter/detalhe/Proj30227_Energreen

4. C O N C U R S O S  A B E R T O S

Portugal 2020

  • Até 31 de março de 2016:

SI - Vale Internacionalização: Aviso de Abertura 

SI - Vale I&D: Aviso de Abertura 

 

Horizonte 2020

Liderança Industrial: calls | apresentação 

Inovação nas PME's: calls | apresentação

Fábricas do Futuro: calls | apresentação

 

PDR 2020 | Programa de Desenvolvimento Rural

Operação 3.1.1 - Jovens Agricultores : Informações

Operação 3.2.1 - Investimentos na Exploração Agrícola - Jovens Agricultores: Informações 

Operação 3.2.1 - Investimento na Exploração Agrícola: Informações

Operação 3.2.2 - Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas: Informações

Operação 3.3.1 - Investimentos na Transformação e comercialização de produtos agrícolas: Informações

Operação 3.3.2 - Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas: Informações 

 

5. A G E N D A

9 a 12 de outubro | EMBALAGEM - 10.º Salão Profissional de Embalagem / Batalha (Informações)

27 de outubro | Workshop Horizonte 2020: Oportunidades e desafios na temática dos serviços climáticos / Lisboa (Informações)

28 a 31 de outubro | Feira Industrial Portuguesa / Batalha (Informações)

28 a 31 de outubro | MOLDPLÁS -  9º Salão de máquinas, equipamentos, matérias-primas e tecnologia para moldes e plásticos / Batalha (Informações

25 e 26 de novembro | "Empreender – da Ideia ao Negócio" / Coimbra (Informações)

STREAM Consulting - Soluções de Engenharia e Gestão, Lda.                                            
Rua Senhor Jesus dos Milagres, nº 79 – 1º,  Milagres, 2415-020 Leiria
Tel: 244 836 535  |  url: streamconsulting.pt  |  e-mail: geral@streamconsulting.pt