Newsletter nº 19/2015 - 23 de outubro

1. N O T Í C I A S

Participação na Feira Moldplas - FIP 2015 

A STREAM Consulting em parceria com as empresas: HLink - Redes e Software Industrial, MAGO, hes - sistemas informáticos e Apri, estarão presentes na Feira Moldplas que se realizará de 28 a 31 de Outubro nas instalações da ExpoSalão - Centro de Exposições, Batalha.

Uma parceria cujo objetivo é, no âmbito do Portugal 2020, apresentar soluções integradas para o seu projeto de investimento.

A Moldplas é uma feira de máquinas, equipamentos, matérias-primas e tecnologia para moldes e plásticos, cujo objetivo primordial é dar conhecer as soluções tecnológicas e as inovações para estas indústrias.

Venha-nos visitar no stand 3C08 e conhecer as soluções que temos para o seu projeto de investimento

Para ter acesso a convites de entrada na feira, aqui.

Obtenção de certificação do Sistema de Gestão da IDI 

Uma das empresas clientes da STREAM Consulting obteve a certificação do seu sistema de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), segundo a norma NP 4457:2007. A certificação, concedida pela SGS, vem demonstrar que a organização implementou e mantém um Sistema de Gestão da IDI com o intuito de melhorar o seu desempenho inovador.

A obtenção desta certificação resultou do trabalho em parceria entre a empresa e a STREAM, em que a STREAM foi a responsável pelo apoio na implementação do sistema no seio da empresa. Apoio esse que passou por uma formação inicial aos colaboradores, seguida de um acompanhamento constante na implementação do sistema.

A norma NP 4457:2007, em concreto, baseia-se num modelo de inovação, suportado por interfaces e interações entre o conhecimento científico e tecnológico, o conhecimento sobre a organização e o seu funcionamento, o mercado e a sociedade em geral. Apresentando como benefícios:

- Sistematização de atividades de IDI e aproveitamento do know-how interno;

- Aumento da competitividade perante outras organizações do mesmo setor;

- Acompanhamento constante do desenvolvimento tecnológico, por forma a antecipar o mercado e identificar oportunidades de melhoria.

Obtenção de certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

Uma das empresas clientes da STREAM Consulting obteve a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma NP 9001:2008. A certificação, concedida pela APCER, vem demonstrar o esforço da empresa em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.

A obtenção desta certificação resultou do trabalho em parceria entre a empresa e a STREAM, em que a STREAM foi a responsável pelo apoio na implementação do sistema no seio da empresa. Apoio esse que passou por uma formação inicial aos colaboradores, seguida de um acompanhamento constante na implementação do sistema.

Um Sistema de Gestão da Qualidade possibilita:

- Satisfazer as expectativas dos clientes, assegurando não só a sua fidelização, como também a competitividade e o desenvolvimento sustentável da organização;

- Proporcionar uma maior notoriedade e melhoria da imagem perante o mercado;

- Evidenciar a adoção das mais atuais ferramentas de gestão;

- O acesso a mercados e clientes cada vez mais exigentes;

- Uma confiança acrescida nos processos de conceção, planeamento, produção do produto e/ou fornecimento do serviço.

"Arriscar ou resignar-se: o que há de errado no Portugal 2020"

"Sou um empreendedor, apaixonado por energias renováveis e com atividade profissional no setor. Além do interesse empresarial, é com interesse pessoal que sempre segui de perto a temática dos financiamentos europeus para projetos (sobretudo na inovação) tendo, como é natural, a oportunidade de trabalhar neles com alguma assiduidade.

Tive e tenho o privilégio de ser um dos fundadores da Boa Energia, uma das primeiras empresas em Portugal a apresentar kits de autoconsumo energético e podemos orgulhar-nos de ter um produto de qualidade com preços competitivos. Uma fase de alguma visibilidade inicial e a vontade de internacionalizar trouxe-nos diversos contactos e possíveis projetos, em Portugal como noutros países, sobretudo os de língua oficial Portuguesa. Isto para dizer que até ao Portugal 2020 nunca utilizámos fundos como o QREN ou PRODER. Mas agora pensámos que podia ser uma boa oportunidade de dar o uso devido a este tipo de financiamentos, utilizando-os para fazer algo que já temos no nosso plano de negócio."

(...)

Para ler a notícia na íntegra, aqui.

2. A R T I G O  T É C N I C O

O conceito de IDI

A metodologia de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), ou seja, o desenvolvimento contínuo de atividades criativas com o objetivo de incrementar o conhecimento e de desenvolver e implementar inovações, engloba três conceitos principais e que interagem entre si numa lógica de ligações em cadeia:

- Investigação: “Indagação original e planificada que pretende descobrir novos conhecimentos e uma maior compreensão no âmbito científico ou tecnológico” (NP 4456:2007);

- Desenvolvimento: “Trabalho sistemático desenvolvido com utilização do conhecimento gerado no trabalho de investigação e na experiência, com o propósito de criar novos ou significativamente melhorados materiais, produtos, processos ou serviços, inovações de marketing ou inovações organizacionais” (NP 4456:2007);

- Inovação: “ A Inovação corresponde à implementação de uma nova ou significativamente melhorada solução para a empresa, novo produto, processo, método organizacional ou de marketing, com o objetivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho, ou o conhecimento” (NP 4456:2007).

Atualmente, resultado da necessidade de competir em mercados globais e mais exigentes, revela-se imperativo que as empresas desenvolvam continuamente atividades inovadoras e que as diferenciem da concorrência. É fundamental que no seio da organização se fomente uma cultura de inovação, que estimule o espírito crítico e potencie a criação de valor.

3. P R O J E T O  E X E M P L O

IsTPO – Moldes de injeção para aplicações soft-touch

O projeto IsTPO - Moldes de Injeção sobre TPO para aplicações soft-touch, financiado pelo COMPETE no âmbito dos Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, resulta da colaboração entre a empresa Simoldes Aços e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros e visava o desenvolvimento de um novo produto para aplicações soft-touch, destinado à indústria automóvel. O novo produto destina-se ao setor automóvel de alta gama e resultou da otimização e simplificação de todo o processo produtivo, traduzindo-se, assim, num produto de elevado valor acrescentado para o cliente final.

As soluções produtivas estudadas no âmbito do projeto resultaram no desenvolvimento de uma tecnologia que integra duas técnicas de processamento de TPO num só processo e no desenvolvimento de uma ferramenta produtiva inovadora cujas características promovem a qualidade do produto final.

ISTPO 

Coordenado por PIEP e Simoldes Aços, em Portugal

Financiado pelo FEDER

Fonte: COMPETE 2020, http://www.poci-compete2020.pt/noticias/detalhe/IsTPO-moldes-injecao-TPO-21572

4. C O N C U R S O S  A B E R T O S

Portugal 2020

  • Até 31 de março de 2016:

SI - Vale Internacionalização: Aviso de Abertura 

SI - Vale I&D: Aviso de Abertura 

 

Horizonte 2020

Liderança Industrial: calls | apresentação 

Inovação nas PME's: calls | apresentação

Fábricas do Futuro: calls | apresentação

 

PDR 2020 | Programa de Desenvolvimento Rural

Operação 3.1.1 - Jovens Agricultores : Informações

Operação 3.2.1 - Investimentos na Exploração Agrícola - Jovens Agricultores: Informações 

Operação 3.2.1 - Investimento na Exploração Agrícola: Informações

Operação 3.2.2 - Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas: Informações

Operação 3.3.1 - Investimentos na Transformação e comercialização de produtos agrícolas: Informações

Operação 3.3.2 - Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas: Informações 

 

5. A G E N D A

27 de outubro | Workshop Horizonte 2020: Oportunidades e desafios na temática dos serviços climáticos / Lisboa (Informações)

28 a 31 de outubro | Feira Industrial Portuguesa / Batalha (Informações)

28 a 31 de outubro | MOLDPLÁS -  9º Salão de máquinas, equipamentos, matérias-primas e tecnologia para moldes e plásticos / Batalha (Informações

29 de outubro | Seminário SGS: Transição das normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015. Eficiência Energética na Indústria. / Batalha (Informações)

6 de novembro | Workshop SME Instrument / Coimbra (Informações)

12 e 13 de novembro | 40º Colóquio da Qualidade / Porto (Informações) 

25 e 26 de novembro | "Empreender – da Ideia ao Negócio" / Coimbra (Informações)

STREAM Consulting - Soluções de Engenharia e Gestão, Lda.                                            
Rua Senhor Jesus dos Milagres, nº 79 – 1º,  Milagres, 2415-020 Leiria
Tel: 244 836 535  |  url: streamconsulting.pt  |  e-mail: geral@streamconsulting.pt