centro2020

Ficha de Projeto

Designação do projeto | Internacionalização de serviços de inovação tecnológica e valorização de fatores imateriais da STREAM

Código do Projeto | CENTRO-02-0752-FEDER-025159

Objetivo principal | Reforçar a competitividade das PME

Região de intervenção | Centro

Entidade beneficiária | STREAMVALUE CONSULTING LDA

Data de aprovação | 18-05-2017

Data de início | 30-10-2016

Data de conclusão | 29-10-2019

Custo total elegível | 232.326,30 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 104.546,84 EUR

Síntese do Projeto:

A Streamvalue Consulting - Soluções de Engenharia Lda, doravante denominada de STREAM, foi fundada em 2010 e dedica-se ao desenvolvimento de projetos que forneçam soluções para melhorar eficácia produtiva e tecnológica das outras empresas, pelo que as suas soluções têm base tecnológica, permitindo um aumento da capacidade produtiva e eficácia organizacional.

Analisando o portefólio de serviços da STREAM, conclui-se que prestam serviços de inovação tecnológica, reestruturação de processos, criação de novas unidades fabris e de otimização energética, sendo este último um serviço novo. Estes serviços são prestados com recurso a metodologias inovadoras, tais como as Seis Sigma e Lean.

A STREAM tem uma localização favorável, o que é um fator competitivo, uma vez que está junta de um polo do setor dos moldes e plásticos, sendo os seus clientes maioritariamente oriundos desse setor. Contudo a STREAM tem vindo a diversificar os seus serviços, tendo captado clientes de diversos setores, trabalhando com setores de elevada intensidade tecnológica, nomeadamente o setor dos moldes e dos plásticos, aeronáutica, projeto e fabrico de equipamentos industriais, química, naval, minerais, metalomecânica, turismo, desenvolvimento de software e processamento de materiais.

No que respeita a internacionalização, de referir que em 2016 a promotora realizou dois projetos internacionais, nos quais apoiou as empresas no desenvolvimento de duas unidades industriais em Portugal. Pelo que, a estratégia da STREAM passa por diversificar os clientes, atuando em novos segmentos e aumentar a sua quota de mercado internacional. Reflexo de tal sáo os objetivos estratégicos definidos:

A empresa ambiciona iniciar o seu processo de internacionalização e prevê a entrada em 8 mercados internacionais, nomeadamente Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça, Bélgica, Brasil e Estados Unidos, tendo escolhido estes mercados por se trataram dos países com maior volume de investimento direto estrangeiro efetuado em Portugal, e deste modo, com o maior número de potenciais clientes. Para tal delineou um conjunto de atividades de inovação:

Tendo como objetivo a captação de clientes, promover os seus serviços e aumentar a visibilidade da marca, a empresa pretende reformular o seu website e disponibiliza-lo em alemão e espanhol, assim como otimizar a marca nos resultados dos motores de busca e desenvolver um vídeo institucional. A promotora vai, ainda, registar a sua marca a nível nacional e internacional para criar um posicionamento distinto dos seus concorrentes. Haverá ainda um rebranding para adaptar a imagem institucional da STREAM, de forma a comunicar claramente o posicionamento diferenciador da concorrência. A empresa já atua no mercado desde 2010, contudo ainda não tinha penetrado nenhum mercado internacional.