O relatório em causa caracteriza e analisa as principais tendências de consumo, com ênfase nos produtos alimentares, associadas ao grupo geracional Millennials (Geração Y), assente na análise de dados extraídos dos diversos Institutos Nacionais de 5 países (Portugal, Espanha, França, Inglaterra e E.U.A.) de acordo com o critério: população atual com idades compreendidas entre os 18 e 34 anos, correspondendo à faixa etária da geração Y com idade adulta à data.
Constituindo o maior grupo geracional vivo, representando 25% das pessoas no mundo (1/4), com a crescente influência deste segmento nos cenários económicos de médio-longo prazo, o estilo de vida ativo dos Millennials influencia as tendências e o I&D de setores como alimentação e bebidas. Segundo o Boston Consulting Group, as paixões dos Millennials passam pela Comida, Moda e Amigos, e circunscrevem-se nas seguintes Tendências mais marcantes do Consumo, e respetivas Necessidade Básicas:
Em suma, apesar da alimentação surgir como uma área fortemente valorizada por esta geração, os Millennials apresentam-se consumidores pouco estruturados de bens alimentares de grande consumo (FMCG), não tendo uma rotina planeada com antecedência. O Tempo é também um conceito muito valioso para esta geração. Quando fazem a compra é para esse momento, não compram quantidades que fiquem armazenadas para vários dias (compram menos de cada vez e mais frequentemente). Não cozinham por rotina, pelo que a conveniência e a rapidez de preparação são bastante importantes no ato de compra do seu dia-a-dia: refeições pré-preparadas ou fáceis de preparar (ex.: snackings, congelados ou pré-embalados), mas com garantia de que são saudáveis ou passíveis de serem complementadas com alimentos frescos na hora. O facto de comprarem mais vezes e não serem estruturados, não significa que ajam por impulso. Pelo contrário, ao deterem ligeiramente menos rendimento, em termos reais, comparativamente a outras gerações em igual fase do ciclo de crescimento geracional, são normalmente clientes informados que comparam preços e procuram as melhores ofertas e descontos, procurando um compromisso qualidade-preço e adotando soluções low-cost que considerem boas, baseadas na confiança que detém sobre essas opções, podendo passar até mais tempo em loja do que os outros clientes. 60% da Geração Y gosta de experimentar comidas diferentes (independentemente do género) e encaram a atividade gastronómica como uma aventura, uma experiência em que procuram a diferença e em que o étnico está cada vez mais presente (comidas do mundo).
https://agrocluster.pt/wp-content/uploads/2017/01/Estudo-Tend%C3%AAncias-Gera%C3%A7%C3%A3o-Millennium.pdf