Em 2015, foi fundada uma empresa referência na indústria mundial de calçado: a Wilding Shoes, que se destaca das restantes do setor pelas características sustentáveis dos seus produtos.
Tudo começou com a ideologia de fazer um sapato que encaixasse “como uma luva” nos pés dos mais pequenos. O resultado foi um sapato minimalista, composto maioritariamente por materiais ecológicos, robustos e duráveis, focado na experiência da caminhada e na saúde geral do utilizador.
Além do foco na sustentabilidade, a empresa também deixa o seu contributo em outros temas, como as pessoas, o ambiente e até a forma de fazer negócios, sendo uma das suas prioridades apoiar projetos de renaturação e reflorestamento e o cultivo de matérias-primas sustentáveis.
Após conseguir encontrar parceiros para criar o design do sapato, foi em Portugal que estabeleceram a fabricação. A escolha deveu-se não só à ligação dos fundadores com o país, como ao ambiente da indústria portuguesa, principalmente na apreciação dos negócios familiares e cumprimento dos requisitos legais em matérias de direitos e proteção laboral e ambientais.
Outro foco de diferenciação são as pessoas. A Wilding Shoes emprega cerca de 270 pessoas, na sua grande maioria mulheres e pais jovens, com trabalho 100% digital. Não obstante, são disponibilizados espaços para pequenas reuniões de equipa, bem como “treinos de resiliência”, treinos de 6 semanas destinados a ajudar todos os funcionários a lidar com diversas questões, como por exemplo, problemas de saúde mental (ex. depressão e esgotamento).
Sendo um produto de elevado valor, com produção de alta qualidade e dispendiosa, o negócio é feito diretamente com o consumidor, através da utilização de vários canais de comunicação digitais, como as redes sociais, um blog e uma newsletter.
Ao nível do futuro, a criadora da marca diz-se incapaz de fugir aos grandes desafios atuais, nomeadamente mudanças climáticas e injustiça social. “Todos nós precisamos de fazer parte de uma solução e não continuar a ampliar este problema que criamos juntos. Precisamos de abrir os olhos para os problemas que estamos a criar globalmente, tanto social, como ambientalmente.”, relata a fundadora da Wilding Shoes, Anna Yona.
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