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Newsletter nº 03 | março 2023 | Transportes & Logística.
 
 
Notícias
PORTUGAL2030: últimas novidades
 

No passado dia 24 de março, decorreram em Fátima, os Comités de Acompanhamento dos Programas do Portugal2030: Programas Inovação e Transição Digital, Regional do Norte, Regional do Centro, Regional de Lisboa, Regional do Alentejo, Regional do Algarve e da Assistência Técnica. Foram também aprovados os Regulamentos Internos dos Comités destes programas e os critérios de seleção dos primeiros avisos a serem publicados no âmbito do Portugal 2030, nomeadamente do Inovação Produtiva (através de aviso conjunto, que envolve os Programas de Inovação e Transição Digital e os Programas Regionais do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e das Operações em Conjunto de Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PME).

O PT 2030 terá uma dotação global em cerca de 23 mil milhões de euros até 2027. O primeiro concurso terá quatro fases de candidatura e irá mobilizar 400 M€ até ao final deste ano, financiamento proveniente de fundos europeus pelo Programa de Inovação e Transição Digital e pelos Programas Regionais.

Este programa destina-se a projetos inovadores suportados em novos produtos ou novos processos e conta com uma dotação que representa um acréscimo de 25% face ao último concurso da Inovação Produtiva do Portugal 2020.

É expectável, entre o final deste mês e o princípio de abril, a abertura do primeiro concurso Inovação Produtiva nas PME, que se destina a responder às mais de 900 intenções, com um potencial na ordem dos 2 MM€ apresentadas no pré-registo de candidaturas.

A STREAM acompanha diversos projetos de Inovação produtiva, contando para com uma equipa com um vasto conhecimento sobre a legislação dos Sistemas de Incentivos ao Investimento a nível regional, nacional e europeu e altamente capacitada para identificar as melhores oportunidades de financiamento, apoiar a conceção do projeto e a gestão da execução do investimento, ou intervir em fases específicas de forma a potenciar o sucesso dos projetos.

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Qantara inaugura era dos mega armazéns em Portugal
 

Portugal é o país escolhido para o megaprojeto da empresa suíça de investimentos e consultoria, Qantara Capital. Conhecido por diversos nomes, o Grândola Logistics Park, Euro Atlantic ou GLPAE, apresenta uma área total de 130 hectares, repartidos em mega lotes, respeitando a seguinte divisão:

  • 670.000 m2 para área de construção (destinados à logística, indústria e serviços);
  • 300.000 m2 para infraestruturas adjacentes;
  • 330.000 m2 para áreas verdes.

Segundo o CEO da Qantara Capital, Hadrien Fraissinet, o projeto promete ser um game-changer, não só na indústria nacional, como internacional, prevendo que estes “mega armazéns” sejam uma realidade em menos de 10 anos.

Portugal apresenta diversos fatores apelativos que o tornaram ideal para esta escolha, não só pela localização geográfica (torna-se assim a plataforma de trânsito ideal para mercadorias e commodities vindas de África e das Américas e exportações da Europa), como pela mão de obra qualificada, incentivos fiscais atrativos e a sua posição e destaque na produção de energias renováveis.

A localização também não foi ao acaso. A escolha de Grândola deve-se a diversos fatores: às expectativas de exploração de diferentes ocupantes/indústrias (tanto a nível rodoviário, ferroviário e marítimo), bem como a localização próxima à capital, servindo assim como alternativa ao corredor logístico de Lisboa, e face ao recente crescimento económico do Alentejo e do Algarve, que no futuro também exigirá infraestruturas modernas para servir a indústria agroalimentar e turística.

Até ao momento foram já investidos 500 M€, em terrenos, infraestruturas e construção. Preferencialmente, nestes “mega armazéns” irão ser favorecidas indústrias “mais leves e limpas”, como distribuição, e-commerce, agroalimentar, farmacêutica, aeronáutica, tecnologia e montagem, não havendo a necessidade de ter indústrias pesadas pois Sines já oferece essa alternativa no seu grande complexo petroquímico.

Considerado projeto PIN (Potencial Interesse Nacional), o município de Grândola vai receber um dos maiores parques logísticos privados em Portugal, com início de construção prevista já em 2023, e uma criação no mínimo de 1.000 novos postos de trabalho.

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Avisos abertos
Compete 2020
 

PRR
 

Internacionais
 


Pode consultar outros avisos abertos aqui
 
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Porto de Aveiro replica conceito 5G italiano para poupar tempo e ganhar mais cargas
 

De maio de 2022 até ao final da primeira quinzena de fevereiro, decorreu no Porto de Aveiro a testagem de uma rede 5G dedicada à otimização da gestão de cargas. Atualmente, a localização e inspeção dos itens, a monitorização do armazém e decisão do que expedir e como, ainda está dependente do fator humano, cenário que está para acabar. Esta experiência, que já havia sido implementada no porto e Livorno (Itália), evidenciou como a automatização de processos torna a gestão de carga mais preditiva e eficiente, tudo com base no 5G.

No final de 2022, o Porto de Aveiro tinha movimentado 5.772 milhões de toneladas de carga. Os testes efetuados apresentaram os seguintes resultados:

  • Diminuição de 10% do tempo de demora de descarga de cada navio;
  • Aumento de 10% do número de artigos descarregados por hora;
  • Diminuição em 8% do tempo de uso da empilhadora;
  • Melhoria em 14% do tempo que decorre desde que a carga é registada no cais até ao seu posterior arrumamento correto no armazém.

Este período de testagem foi desenvolvido somente num dos armazéns do Porto, com base na atividade diária dos operadores Aveiport e PTM Ibérica. Para a prova de conceito, foi montada uma rede privada 5G standalone (pela Vodafone e Ericsson), 2 antenas interiores e uma exterior, 14 câmaras de alta-definição, bem como a utilização de expert systems e tablets com realidade aumentada.

Os colaboradores envolvidos tiveram oportunidade de usufruir de um “gémeo digital”, uma réplica digital do terminal em tempo real (informação obtida através de informações de carga e respetivo plano, fretes etc), que através de algoritmos dedicados a softwares logísticos de organização e posicionamento, permitia fazer simulações de operações de cargas completas, verificar fretes e respetiva posição, podendo definir a melhor estratégia para a operação, antes mesmo desta ocorrer.

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Contentores Inteligentes: ONE em Parceria com a Sony
 

Com intuito de desenvolver e integrar uma solução de contentores inteligentes em toda a sua frota global, a Ocean Network Express (ONE) entrou em parceria com a Sony Network Communications Europe.

Os contentores estarão dotados de tecnologia que permitirá um maior fluxo de informação sobre a rota. Os dados transmitidos irão levar a uma melhor visibilidade dos contentores, uma tomada de decisão mais rápida e proativa, bem como uma movimentação mais eficiente e eficaz.

Na perspetiva do cliente este poderá ter acesso, em tempo real, à localização exata da sua carga, durante toda a jornada da mesma. Os dados recebidos serão mais fiáveis e exatos, que criará uma comunicação mais fácil e transparente entre os intervenientes.

O Diretor geral do Produto e Rede da ONE, Sr. Hiroki Tsujii declara: “Atualmente, em conjunto com a Sony, estamos entusiasmados para criar o futuro do transporte de contentores. Este é um futuro onde temos acesso aos conhecimentos que precisamos para oferecer aos nossos clientes uma maior qualidade de serviço de modo a obter um novo padrão de excelência dos processos. O desenvolvimento desta solução inteligente de contentores combinará o melhor dos especialistas nas respetivas áreas. A nossa missão conjunta terá como objetivo ultrapassar os limites do que somos capazes de fazer com uma logística inovadora ao nível das tecnologias”.

A ONE foi lançada em 1 de abril de 2018, com sede em Singapura. Até à data é a sétima maior empresa de transportes do mundo, com 204 navios em operações e uma capacidade total de cerca de 1,5 milhões de TEU.

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INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
WOF – Warehouse of the Future: Novos sistemas inteligentes, conectados, flexíveis e eficientes para o armazém do futuro
 

Desenvolvido em consórcio por diversas entidades, como RARI – Construções Metálicas, Engenharia, Projetos e Soluções Industriais, S.A., 4iTech Lusitânia S.A., bem como, entre outras, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e NOS Comunicações, este projeto visa reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no supply chain.

Warehouse of the future pretende estabelecer um novo paradigma da Armazém do Futuro, assente na sensorização de pessoas, equipamentos e inventários, assim como a automatização e gestão em tempo real de processos de estabilização, picking e movimentação de matérias/componentes.

O projeto engloba a investigação e desenvolvimento de 3 soluções distintas, nomeadamente:

  • Novo sistema pick-to-light wireless seamless, com elevada autonomia, flexibilidade e capacidade sensorial, indutor de um processo de picking totalmente rastreável, alinhado com os paradigmas da Indústria 4.0 e de produção assentes em elevados índices de flexibilidade;
  • Novas soluções robóticas para picking automático, incluindo a manipulação e movimentação automática de peças e kits, por via da fusão de técnicas de visão artificial e de robótica colaborativa com tecnologia de comunicação 5G-ready;
  • Sistemas de monitorização e otimização da estabilização de materiais e de respetiva movimentação automática, integrando a investigação de um processo acelerador da estabilização de green materials e o desenvolvimento de uma componente de sensorização avançada para a monitorização rigorosa do estado de estabilização do material, bem como uma solução integrada para a movimentação automática de carga considerável.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito de Projetos em Co-promoção: Iniciativa Clube de Fornecedores – PSA, o projeto Warehouse of the future envolveu um investimento elegível de cerca de 2 M€, correspondendo a um incentivo FEDER de aproximadamente 1 M€.

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I4efficiency - Identificador inteligente de integração e eficiência logística
 

I4efficiency trata-se de um projeto com objetivo de desenvolver um sistema inovador de logística urbana inteligente, que permita melhorar a eficácia e eficiência da atividade logística, nomeadamente nas tarefas de distribuição postal, assistência técnica e manutenção de utilities (contador de água, luz e gás), bem como a gestão de resíduos urbanos.

Este projeto assenta em 3 elementos nucleares:

  • Desenvolvimento do Identificador Único de Endereço (IUE), que irá promover o incremento de eficácia e eficiência da atividade logística;
  • Uma solução digital e inovadora que permite uma gestão mais otimizada dos processos de logística urbana, baseada no trabalho da equipa em projetos de smart city logistics em países como Holanda e Noruega;
  • Implementação de uma combinação de iniciativas complementares ao nível dos laboratórios vivos que vão exponenciar os impactos da plataforma e do IUE, nomeadamente:
    • Criação de 2 centros logísticos de apoio às atividades em ambos os laboratórios (nas Uniões de Freguesia de Sintra (UFS) e de Massamá Monte Abraão (UFMMA) do conselho de Sintra);
    • Uso de viaturas elétricas;
    • Instalação de contentores inteligentes.

    O projeto tem como promotor a Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável, e conta com a participação de mais 5 parceiros, ente eles a Câmara Municipal de Sintra e a Faculdade de Arquitetura - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD).

    Com início em setembro de 2021, I4efficiency encontra-se agora na fase de implementação no terreno, com data de término prevista para final de 2023.

    Financiado pelo EEA Grants 2014-2021 (Iceland Liechtenstein Norway grants) Programa ambiente, conta com um financiamento de 733 mil € para um investimento total em cerca de 1 M€.

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EVENTOS & DIVULGAÇÃO
CEFAMOL | XI Congresso da Indústria de Moldes
 

No passado dia 17 de março, a STREAM/ teve a honra de participar no XI Congresso da Indústria de Moldes, organizado pela CEFAMOL, no Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis.

Este evento contou com a presença de algumas figuras relevantes, como o Sr. Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e o Ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas. Ao longo do dia foram abordados diversos temas, dos quais destacamos:

  • Indústria automóvel: tendências e futuro;
  • Posicionamento num mundo em mudança;
  • Sustentabilidade financeira e novos modelos de negócios;
  • Como as empresas se preparam para o futuro? Dois caminhos para a capacitação profissional.
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PRÓXIMOS EVENTOS
 
  • EMPACK: 05-06/04 | Hertogenbosch, Países Baixos
  • ADVANCED FACTORIES: 18-20/04 | Barcelona, Espanha
  • EMPACK & LOGISTICS: 19-20/04 | Porto, Portugal
  • TRANSPORRT SCANDINAVIA: 20-22/04 | Herning, Dinamarca
  • TRANSLOGISTICA: 01-03/11 | Tashkent, Uzbekistão
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