HfPT - Health from Portugal

O projeto é constituído por 88 entidades, e é liderado pela Prológica, Sistemas Informáticos S.A.. Com o HfPT - Health from Portugal pretende-se  posicionar Portugal como um hub de referência mundial na conceção, desenvolvimento e produção de soluções avançadas dirigidas aos mercados da saúde, assentes na inovação e tecnologia. A HfPT incidirá em 4 áreas de atuação:

  • Desenvolvimento de soluções smart health dirigidas ao segmento do medtech digital;
  • Criação de um repositório inteligente nacional de dados de saúde de referência internacional;
  • Capacitação para o crescimento e sofisticação do segmento dos estudos clínicos no país; e
  • Criação de soluções que valorizem o potencial do ecossistema de recolha e benchmarking de dados clínicos e custos associados à prestação de cuidados de saúde.

 

Objetivos, atividades e resultados esperados
Com este projeto pretende-se desenvolver uma plataforma hospitalar local que permitirá implementar um modelo de governança clínica integrado, centrado no doente e na sua condição clínica, bem como desenvolver e produzir novas soluções tecnológicas na área da recolha e integração de dados gerados pelos pacientes nos sistemas de saúde. Os novos produtos a lançar potenciarão uma melhor gestão e tratamento em diferentes áreas clínicas, avaliando e identificando os resultados do ponto de vista do doente (PROMs), assim como a experiência relatada pelo próprio (PREMs).


O projeto teve início em novembro de 2021 e prevê-se a sua conclusão para dezembro de 2025. É cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da Componente C5: Capitalização e Inovação Empresarial (– Agendas/Alianças mobilizadoras para a Inovação Empresarial) e envolve um investimento total de cerca de 90 M€ e um apoio financeiro da União Europeia de 70 M€.