Fusões e Aquisições

Consultoria

A dinâmica do mercado, impulsionada por um ambiente cada vez mais competitivo, tem conduzido a um aumento a nível global das operações de fusões, aquisições e reestruturações.

No entanto, será que as empresas de pequena e média dimensão estão preparadas para este fenómeno?
Será que estas empresas estão bem estruturadas para seguir um processo de sucessão ou venda? Que impacto têm estas operações no património familiar?

A STREAM conta com uma equipa multidisciplinar capaz de apoiar as empresas/empresários que se deparam com estes desafios, assessorando-os durante todo o processo de fusão, aquisição ou reestruturação (M&A), desde a fase prévia à operação, até à implementação da mesma.

Algumas estimativas apontam para que 20% a 30% das operações de M&A anunciadas acabam por não se concretizar.
Quais os motivos para o fracasso destas operações?

- Contingências identificadas durante a Due Diligence que alteram a perceção do valor ou risco associado à transação;
- Divergências na Avaliação da empresa ou alterações das condições de mercado;
- Questões regulamentares e Antitruste
- Mudanças de estratégia

Sabia que mais de 50% das operações de M&A falham? Por que razão falham?

- Para responder a esta questão, os especialistas apontam 2 etapas criticas num processo de M&A: Fase
Pré-Aquisição e Fase Pós-Aquisição.
- A indefinição da estratégia, a falta de clareza relativamente aos objetivos que motivam a operação são alguns dos fatores que podem levar ao insucesso da operação e que devem ser trabalhados ainda em fase pré-aquisição. Outro motivo que leva ao insucesso das operações é a ausência de planeamento para a fase pós-aquisições, isto é, para a fase de integração. A integração deve ser realizada rapidamente (idealmente nos 100 dias após a conclusão da operação)

Fatores de Risco

- Má avaliação da empresa. Expectativa de preço irrealista
- Condicionantes pós-venda
- Contingências não identificadas
- Mudanças das condições de mercado
- Falta de Transparência
- Quebra do desempenho da empresa
- Desalinhamento entre Metodologia contabilística e de gestão
- Falta de planeamento fiscal e jurídico
- Falta de alinhamento interno

Como mitigar

A fase de preparação é essencial para mitigar os principais fatores de insucesso!

- Análise prévia das condições de mercado;
- Identificação atempada das principais contingências;
- Identificação e fundamentação das principais diferenças entre valores contabilísticos e valores de gestão.

O planeamento da operação permite acautelar questões dos investidores, garantindo uma melhor posição durante as negociações, o que permite agilizar o processo, melhorar as condições contratuais e aumentar a avaliação da empresa.

Breve Quiz

  • Sente que a sua empresa está preparada para uma operação de reestruturação, fusão ou aquisição?
  • Conhece os potenciais impactos fiscais de uma operação deste tipo?

 

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