Implementação de Sistemas de Gestão

Consultoria

Quer tornar o seu negócio mais competitivo e diferenciador?

A certificação é considerada um fator de diferenciação num mercado cada vez mais competitivo e global.

A STREAM prepara e capacita as organizações com ferramentas de gestão, por forma a demonstrarem a sua conformidade com normas nacionais e internacionais, mas também com a legislação e regulamentos aplicáveis.

O processo inicia-se com uma auditoria preliminar ao estado atual da organização, sendo traçado um plano de ação customizado às necessidades do cliente. A sua execução ocorre em conjunto com o cliente até à obtenção da certificação. O envolvimento do cliente é vital para uma implementação eficaz do Sistema de Gestão. A STREAM tem ainda um papel crucial, através da realização de auditorias internas e no apoio à manutenção da certificação ao longo dos anos.

Sistemas de Gestão
SISTEMAS DE GESTÃO
Qualidade

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é uma decisão estratégica que pode ajudar as organizações, de forma consistente, a melhor satisfazer as necessidades dos clientes, atendendo às exigências estatuárias e regulamentares aplicáveis, e a melhorar o seu desempenho global de forma sustentável.

Em ambientes mais dinâmicos e complexos, as organizações com Sistemas de Gestão ficam mais preparadas para satisfazer continuamente os requisitos dos clientes, antever oportunidades futuras e identificar riscos, adotando a melhoria contínua para enfrentar desafios e adquirir vantagens competitivas únicas.

O conhecimento acumulado pela equipa da STREAM sobre os diversos setores, aliado à sua vigilância constante dos mercados e das tecnologias existentes, permite à STREAM apoiar as empresas a definir e implementar o seu Sistema de Gestão da Qualidade de forma customizada e de acordo com a realidade de cada cliente.

Temos know-how na implementação dos seguintes referenciais normativos:

  • ISO 9001
    Sistema de gestão da qualidade
  • IATF 16949
    Sistema de gestão da qualidade para organizações da indústria automóvel
  • ISO 13485
    Sistemas de gestão da qualidade de dispositivos médicos
Sistemas de Gestão
SISTEMAS DE GESTÃO
Investigação, Desenvolvimento e Inovação

“Para a empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente!”
Tom Peters

O conhecimento e a inovação são fatores nucleares do desenvolvimento económico das organizações.

A implementação da norma NP 4457 possibilita às organizações definir os requisitos de um sistema eficaz de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, que assenta num modelo de inovação alinhado com três interfaces: tecnológica, organizacional e de mercado. 

A adoção e funcionamento deste mecanismo gerador de riqueza contribuirá para a concretização dos objetivos de inovação e, acima de tudo, para as organizações inovarem, seja ao nível de novos bens ou serviços, novos métodos e processos, assim como noutros domínios.

Este mecanismo poderá traduzir-se na diferenciação das organizações face à concorrência e em mercados globais, sendo objetivo da STREAM apoiar as empresas em todo o processo de obtenção desta certificação.

Temos know-how na implementação do seguinte referencial normativo:

  • NP4457
    Investigação, Desenvolvimento e Inovação
Sistemas de Gestão
SISTEMAS DE GESTÃO
Energia

A energia é crítica para as organizações e pode ser um dos seus principais custos, independentemente do setor de atividade. Esta pode ainda representar custos ambientais e sociais derivados das alterações climáticas e pela depleção dos recursos naturais.

Neste sentido, através de uma gestão sistemática da energia, a implementação de um Sistema de Gestão de Energia vem ajudar as empresas a reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa, os impactes ambientais e os custos energéticos.

Temos know-how na implementação do seguinte referencial normativo:

  • ISO 50001
    Sistema de Gestão da Energia
Sistemas de Gestão
SISTEMAS DE GESTÃO
Segurança Alimentar

Os consumidores estão cada vez mais atentos aos géneros alimentícios. Contudo, ao longo da cadeia alimentar atuam diversos atores, por exemplo, da produção primária, da indústria alimentar, transportes, armazenamento, prestadores de serviços diversos, entre muitos outros.

Nesta ótica, considera-se importante a implementação de um sistema de gestão da segurança alimentar por forma a garantir ao consumidor final que a empresa e os seus parceiros têm capacidade de fornecer produtos seguros, quando usados segundo a utilização prevista, em conformidade com requisitos legais e regulamentares e segundo os princípios HACCP do Codex Alimentarius.

Temos know-how na implementação do seguinte referencial normativo:

  • ISO 22000
    Sistema de gestão da segurança alimentar
Sistemas de Gestão
SISTEMAS DE GESTÃO
Segurança e Saúde no Trabalho

As organizações são responsáveis pela segurança e saúde, no local de trabalho, dos seus colaboradores e outras partes interessadas, de acordo com o contexto da organização.

A ISO 450001 sucede à OHSAS 18001, que será válida até março de 2021. Caso as organizações não façam a migração para o novo referencial normativo, terão o seu atual certificado caducado.

A implementação da ISO 45001, assente num mecanismo de gestão estruturado, traduz assim o compromisso da organização em proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis ao mesmo tempo que elimina perigos e reduz os riscos para a segurança e saúde no trabalho.

De facto, a sua implementação apoiará na redução do risco de acidente e de doença, mas também do risco de reclamações, pagamento de seguros, multas, baixas e afins.

Temos know-how na implementação do seguinte referencial normativo:

  • ISO 45001
    Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho
Sistemas de Gestão
SISTEMAS DE GESTÃO
Marcação CE

A comercialização e livre circulação no Espaço Económico Europeu (EEE) de determinados produtos (Diretivas Nova Abordagem - Link) obriga à aposição da marcação CE, que garantirá a sua conformidade com os requisitos essenciais definidos pela legislação europeia no que concerne à saúde e segurança dos utilizadores e consumidores.

Regra geral a aposição desta marca é da responsabilidade do fabricante ou do seu mandatário estabelecido na comunidade e, excecionalmente e com a devida justificação, pelo responsável pela colocação do produto no mercado comunitário.

Em situações de incumprimento, as entidades responsáveis pela respetiva vigilância podem tomar as devidas medidas (como a retirada dos produtos do mercado ou coimas).

É, de facto, importante verificar se os produtos a colocar no mercado do EEE se encontram no âmbito de uma das diretivas que requere a aposição de marcação CE.

Sistemas de Gestão
SISTEMAS DE GESTÃO
Forest Stewardship Council

A norma Forest Stewardship Council (FSC) define os princípios e critérios para uma gestão florestal ambientalmente responsável, socialmente benéfica e economicamente viável, desde a extração até à comercialização ao consumidor final de produtos de base florestal.

No panorama nacional, este inclui todos os tipos de espaços florestais presentes em Portugal (plantações, florestas, entre outros). É também aplicável em diferentes escalas (grandes proprietários industriais e pequenos proprietários) e intensidades (plantações de eucalipto ou pinheiro e montados de sobro ou azinho).

De modo geral, esta certificação facilita o acesso ao ecomarket dos produtos das organizações da fileira florestal.
 

Investir em Portugal

A STREAM apresenta vasta experiência e profundo conhecimento sobre diversos setores para aconselhar os clientes que tenham em consideração Portugal como um destino de investimento.

Conheça as vantagens