Porto de Aveiro replica conceito 5G italiano

 De maio de 2022 até ao final da primeira quinzena de fevereiro, decorreu no Porto de Aveiro a testagem de uma rede 5G dedicada à otimização da gestão de cargas. Atualmente, a localização e inspeção dos itens, a monitorização do armazém e decisão do que expedir e como, ainda está dependente do fator humano, cenário que está para acabar. Esta experiência, que já havia sido implementada no porto e Livorno (Itália), evidenciou como a automatização de processos torna a gestão de carga mais preditiva e eficiente, tudo com base no 5G.

No final de 2022, o Porto de Aveiro tinha movimentado 5.772 milhões de toneladas de carga. Os testes efetuados apresentaram os seguintes resultados:

  • Diminuição de 10% do tempo de demora de descarga de cada navio;
  • Aumento de 10% do número de artigos descarregados por hora;
  • Diminuição em 8% do tempo de uso da empilhadora;
  • Melhoria em 14% do tempo que decorre desde que a carga é registada no cais até ao seu posterior arrumamento correto no armazém. 

Este período de testagem foi desenvolvido somente num dos armazéns do Porto, com base na atividade diária dos operadores Aveiport e PTM Ibérica. Para a prova de conceito, foi montada uma rede privada 5G standalone (pela Vodafone e Ericsson), 2 antenas interiores e uma exterior, 14 câmaras de alta-definição, bem como a utilização de expert systems e tablets com realidade aumentada.

Os colaboradores envolvidos tiveram oportunidade de usufruir de um “gémeo digital”, uma réplica digital do terminal em tempo real (informação obtida através de informações de carga e respetivo plano, fretes etc), que através de algoritmos dedicados a softwares logísticos de organização e posicionamento, permitia fazer simulações de operações de cargas completas, verificar fretes e respetiva posição, podendo definir a melhor estratégia para a operação, antes mesmo desta ocorrer.