Compete 2020

Código do Projeto: POCI-02- 0853-FEDER- 000012

Designação do projeto: SI Qualificação e Internacionalização PME Projeto Conjunto - IQ+ Empresas

Síntese do Projeto:

No âmbito do sistema de incentivos às empresas investimento qualificação e internacionalização PME a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria está a desenvolver o projeto conjunto IQ+ Empresas com o nº POCI-02-0853-FEDER-000012. Este projeto, a executar até maio de 2017, é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Para mais informações Consulte a página do projeto em iqmaisempresas.pt.

O projeto conjunto IQ + Empresas é um projeto estruturado de intervenção num conjunto de 50 empresas e que potencia a partilha de experiências, conhecimento, resultados e boas práticas. Apresenta como principais objetivos:

  • reforçar a competitividade de pequenas e médias empresas;
  • incrementar as capacidades de inovação e possibilitar/ reforçar o acesso aos mercados digitais.

A STREAM Consulting é uma das PME apoiadas no âmbito do projeto, tendo como investimentos e principais objetivos:

  • Avaliação de Desempenho
  • Adesão à Plataforma Tecnológica
  • Acesso/Reforço a mercados digitais
Compete 2020

Designação do projeto: Internacionalização de serviços de inovação tecnológica e valorização de fatores imateriais da STREAM

Código do Projeto: CENTRO-02-0752-FEDER-025159

Objetivo principal: Reforçar a competitividade das PME

Região de intervenção: Centro

Entidade beneficiária: STREAMVALUE CONSULTING LDA

Data de aprovação: 18-05-2017

Data de início: 30-10-2016

Date de conclusão: 29-10-2019

Custo total elegível: 232.326,30 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 104.546,84 EUR

Síntese do Projeto:

A Streamvalue Consulting - Soluções de Engenharia Lda, doravante denominada de STREAM, foi fundada em 2010 e dedica-se ao desenvolvimento de projetos que forneçam soluções para melhorar eficácia produtiva e tecnológica das outras empresas, pelo que as suas soluções têm base tecnológica, permitindo um aumento da capacidade produtiva e eficácia organizacional.

Analisando o portefólio de serviços da STREAM, conclui-se que prestam serviços de inovação tecnológica, reestruturação de processos, criação de novas unidades fabris e de otimização energética, sendo este último um serviço novo. Estes serviços são prestados com recurso a metodologias inovadoras, tais como as Seis Sigma e Lean.

A STREAM tem uma localização favorável, o que é um fator competitivo, uma vez que está junta de um polo do setor dos moldes e plásticos, sendo os seus clientes maioritariamente oriundos desse setor. Contudo a STREAM tem vindo a diversificar os seus serviços, tendo captado clientes de diversos setores, trabalhando com setores de elevada intensidade tecnológica, nomeadamente o setor dos moldes e dos plásticos, aeronáutica, projeto e fabrico de equipamentos industriais, química, naval, minerais, metalomecânica, turismo, desenvolvimento de software e processamento de materiais.

No que respeita a internacionalização, de referir que em 2016 a promotora realizou dois projetos internacionais, nos quais apoiou as empresas no desenvolvimento de duas unidades industriais em Portugal. Pelo que, a estratégia da STREAM passa por diversificar os clientes, atuando em novos segmentos e aumentar a sua quota de mercado internacional. Reflexo de tal são os objetivos estratégicos definidos:

  • desenvolver uma área comercial e de marketing, através da contratação de recursos humanos qualificados;
  • apostar nas competências internas;
  • internacionalização da empresa, de modo a diversificar os mercados em que atua e alcançar um crescimento sustentável através da prestação de serviços de apoio ás empresas clientes e implementação de projetos de otimização de gestão de energia.

A empresa ambiciona iniciar o seu processo de internacionalização e prevê a entrada em 8 mercados internacionais, nomeadamente Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça, Bélgica, Brasil e Estados Unidos, tendo escolhido estes mercados por se trataram dos países com maior volume de investimento direto estrangeiro efetuado em Portugal, e deste modo, com o maior número de potenciais clientes. Para tal delineou um conjunto de atividades de inovação:

  • Prospeção e presença em mercados internacionais;
  • Marketing internacional;
  • Introdução de um novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas;
  • Certificações NP EN ISO 9001 e NP 4457.

Tendo como objetivo a captação de clientes, promover os seus serviços e aumentar a visibilidade da marca, a empresa pretende reformular o seu website e disponibilizá-lo em alemão e espanhol, assim como otimizar a marca nos resultados dos motores de busca e desenvolver um vídeo institucional. A promotora vai, ainda, registar a sua marca a nível nacional e internacional para criar um posicionamento distinto dos seus concorrentes. Haverá ainda um rebranding para adaptar a imagem institucional da STREAM, de forma a comunicar claramente o posicionamento diferenciador da concorrência. A empresa já atua no mercado desde 2010, contudo ainda não tinha penetrado nenhum mercado internacional.