DNSH – Um compromisso com a sustentabilidade nos investimentos
No atual cenário de financiamento europeu, a sustentabilidade ambiental tornou-se um critério essencial. O princípio DNSH ("Do No Significant Harm" ou "Não Prejudicar Significativamente") é agora um requisito obrigatório para projetos que pretendem beneficiar de apoios no âmbito do PRR e do Portugal 2030.
Para cumprimento deste requisito, as entidades beneficiárias dos apoios devem apresentar, até ao encerramento do projeto, um relatório de autoavaliação, que demonstre o alinhamento dos investimentos com este princípio.
No dia 16 de maio, a STREAM/ esteve em Porto de Mós no Centro de Ciência em Recursos Minerais , a apresentar a plataforma BLM (BIM Library Marketplace) desenvolvida no âmbito da Agenda Sustainable Stone By Portugal. Este evento, dividido em 2 sessões, contou com a presença de arquitetos (1ª sessão) e construtores e gabinetes de projeto (2ª sessão).
A plataforma BLM foi concebida com o intuito de estabelecer uma comunicação eficiente entre clientes e fornecedores de pedra natural. O seu principal propósito passa por agilizar todo o processo de procurement tendo por base o BIM.