Tecnologias de impressão 3D

Hoje em dia, com a evolução dos métodos de produção, nomeadamente com a crescente inovação do fabrico aditivo, muitas empresas têm estudado a possibilidade da alteração dos seus processos produtivos. Com aeronaves com motores cada vez mais complexos e sofisticados e com a necessidade da redução de peso, tornou-se importante o estudo e análise de novos processos a adotar na produção de peças para esta indústria. 

Apesar de ser o processo de fabrico mais usado ao longo dos tempos, de todos os processos de fabrico de peças metálicas, o forjamento está a ser descartado. Tal é facilmente explicado pela necessidade de produzir peças pequenas, leves e bastante detalhadas e complexas, mas ainda pela sua produção em baixos volumes e com redução de stocks. Em alternativa, o fabrico aditivo permite solucionar todos estes problemas.

Através de um modelo de custo desenvolvido no Instituto Superior Técnico, chegou-se a conclusões bastante positivas. Comparando duas tecnologias de impressão 3D (Powder Bed Fusion (PBF) e Direct Energy Deposition) com os métodos convencionais, as tecnologias aditivas mostraram-se economicamente bastante mais competitivas do que as técnicas conjuntas de forjamento e maquinação, implicando uma redução de custo de produção que pode chegar até três vezes menos (dependendo do volume de produção).  

Apesar da evidente redução de custo, nos dias de hoje, esta análise isolada não tem impacto relevante. Assim, no mesmo estudo foi ainda desenvolvida uma análise do impacto ambiental das várias tecnologias e, mais uma vez, as tecnologias baseadas em impressão 3D mostraram-se mais eco-friendly que os métodos convencionais, principalmente a tecnologia PBF pela pouca necessidade de pós-processamento após a sua impressão.