Veículos aéreos de transporte

A empresa Magellan 500 (consórcio promotor do novo aeroporto de Santarém), escolheu o Município de Oeiras para desenvolver um meio de mobilidade elétrica inovadora que passa por uma solução aérea de transporte de passageiros.

Estas aeronaves, designadas Evtol (Electric Vertical Take-Off and Landing/descolagem e aterragem vertical), são movidas por eletricidade e são apontadas como tendo potencial para uma revolução na forma como a população se desloca, diminuindo ao mesmo tempo os impactos ambientais.  Estas soluções devem combinar: a eficiência na utilização dos espaços de aterragem e decolagem, os designados vertiportos; a sustentabilidade da energia elétrica (sobretudo renovável); o funcionamento silencioso da propulsão elétrica; e a conveniência da rapidez de deslocação a velocidades de cruzeiro anunciadas geralmente acima dos 250 km/hora.

“Num mundo em rápida evolução e que enfrenta o desafio das alterações climáticas, as novas tecnologias de mobilidade sustentável assumem um papel cada vez mais relevante”, afirma a autarquia. O concelho de Oeiras, que se assume como referência nas áreas da tecnologia e inovação e tem apostado em soluções de mobilidade sustentável, vai trabalhar com a Magellan 500 no objetivo comum de instalar vertiportos para base de aeronaves eVTOL, cujo propósito será transportar passageiros dentro das grandes cidades.

O projeto Magellan 500 para a futura construção do aeroporto na região de Santarém, que integra o Grupo Barraqueiro, pretende assim desenvolver, numa primeira fase, os vertiportos que servirão de rápido acesso entre Oeiras e aquela região. Posteriormente, pretende-se o funcionamento em rede com vertiportos que se venham a estabelecer no território nacional. Para o consórcio e os seus constituintes, este acordo representa mais um passo numa estratégia global de descarbonização e sustentabilidade.