O desenvolvimento de projetos de grande dimensão em Portugal é um processo complexo, que envolve múltiplas etapas e várias entidades.
É, neste contexto, que o reconhecimento do estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN) ou Projetos de Investimento para o Interior (PII) surge como uma mais-valia crucial.
Este reconhecimento facilita a tramitação administrativa dos projetos de investimento em Portugal e atribui um acompanhamento de proximidade com as entidades que compõem a CPAI (Comissão Permanente de Apoio ao investidor), como: APA, CCDR, Floene, REN, entre outras.
Principais vantagens:
- Prioridade em processos de licenciamento
- Tramitação simultânea de processos administrativos
Contribuímos para a aprovação de 15% do incentivo total
A STREAM vê aprovados projetos de investimento no âmbito do POSEUR (Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) relativos ao aviso POSEUR-01-2020-19: apoio a projetos de produção de gases de origem renovável para autoconsumo e/ou injeção na rede.
Os projetos têm como objetivo a produção de hidrogénio verde e injeção na rede de Gás Natural com investimentos elegíveis de 3,66 M€. No total, com uma taxa de incentivo de 85%, foram aprovados 3,20 M€ de financiamento comunitário.
Com um papel crucial na descarbonização de vários setores, em conjunto, irão produzir mais de 400 toneladas de hidrogénio por ano contribuindo para a redução da dependência energética relativa a combustíveis fósseis e a diminuição de emissões de CO2.
A STREAM, como parceiro no apoio às organizações que investem em hidrogénio, continua a desenvolver projetos na área energética e orgulha-se de ter contribuído para aprovação destes projetos que estão na vanguarda da produção de gases de origem renovável em Portugal. De facto, à data, contribuímos para a aprovação de cerca de 15% do financiamento comunitário no referido aviso do POSEUR.