O desenvolvimento de projetos de grande dimensão em Portugal é um processo complexo, que envolve múltiplas etapas e várias entidades.
É, neste contexto, que o reconhecimento do estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN) ou Projetos de Investimento para o Interior (PII) surge como uma mais-valia crucial.
Este reconhecimento facilita a tramitação administrativa dos projetos de investimento em Portugal e atribui um acompanhamento de proximidade com as entidades que compõem a CPAI (Comissão Permanente de Apoio ao investidor), como: APA, CCDR, Floene, REN, entre outras.
Principais vantagens:
- Prioridade em processos de licenciamento
- Tramitação simultânea de processos administrativos
A STREAM apoiará as PME na transição para uma economia mais sustentável, oferecendo uma abordagem integrada que inclui o diagnóstico, o planeamento estratégico, a implementação de ações para criação de uma cultura corporativa baseada na sustentabilidade, formação, apoio no reporte de sustentabilidade e acompanhamento do sistema.
A generalidade das PME, apesar de não constarem formalmente na lista de entidades obrigadas a relatar as práticas de sustentabilidade, terão de estar habilitadas a responder sobre os indicadores que lhes vierem a ser solicitados pelas empresas abrangidas e/ou sob pena de serem penalizadas no acesso ao financiamento, reputação da empresa, resiliência a choques externos e contributo para desafios sociais.
A Área de Energia da STREAM acrescenta valor aos negócios, atuando em todo o ciclo de vida do negócio, desde o planeamento à investigação e desenvolvimento (I&D).