Turismo

Após anos de retração causados pela pandemia, o setor recuperou totalmente, registando um crescimento consistente tanto no fluxo de viajantes, como na dinâmica dos destinos. Grandes eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos e o Euro 2024, impulsionaram as viagens internacionais e dinamizaram as economias locais, reforçando a importância do turismo no contexto global. No entanto, este crescimento veio acompanhado de novos desafios — a segurança tornou-se uma preocupação central, com as tensões geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia e os conflitos no Médio Oriente a gerarem inquietação.

O IPDT – Turismo, com a colaboração dos membros do seu painel designado ‘Barómetro do turismo’ (um projeto do IPDT que reúne os principais decisores do setor em Portugal para discutir as grandes temáticas do turismo), identificou as 10 tendências de viagem que poderão moldar o setor em 2025. Este exercício reflete a visão de especialistas e procura antecipar os comportamentos dos viajantes, ajudando os profissionais do turismo a preparar estratégias mais ajustadas a um cenário global em constante evolução.

Apresentamos de seguidas algumas das tendências:

Desconectar para reconectar… A natureza como o ponto de equilíbrio.
Uma tendência que tem vindo a ganhar força nos últimos anos e que, em 2025, deverá consolidar-se como uma tendência marcante, são as viagens para destinos onde a natureza proporciona uma verdadeira experiência de imersão. Mais do que uma simples fuga ao quotidiano, os turistas devem procurar mais atividades que lhes permitam desconectar da rotina, desafiar o corpo e reestabelecer uma ligação com o ambiente natural.

Mais viagens ao longo do ano. Um novo calendário para o turismo.
Em 2025, espera-se que as viagens internacionais continuem a aumentar. No entanto, o que poderá marcar a diferença é a crescente tendência para uma distribuição das viagens ao longo dos 12 meses. Os viajantes estão a mostrar uma maior predisposição para explorar destinos fora dos períodos tradicionais de peak season, aproveitando épocas menos movimentadas e, muitas vezes, valores mais acessíveis em termos económicos.

O meu colega Chat GPT. AI em turismo, aliada e não substituta.
Em 2025, as ferramentas de IA, como o ChatGPT, já estão a conquistar a confiança de milhões de viajantes, tornando-se “amigos de confiança” no planeamento e na descoberta de destinos. Contudo, esta nova “revolução industrial” traz consigo alertas importantes. O turismo é, por natureza, um setor de “pessoas para pessoas”, onde “Interações” humanas, como o sorriso ao chegar ao hotel, a conversa com um guia local, ou o calor de uma receção autêntica, são insubstituíveis e o verdadeiro motor das experiências turísticas. A IA está a mudar a forma como viajamos e nos conectamos ao mundo, e é essencial que a indústria do turismo encontre um equilíbrio. Ferramentas de IA devem ser vistas como aliadas para enriquecer a experiência, mas nunca como um substituto para o toque humano, que continua a ser a alma do turismo.


Conheça todas as tendências de viagem para 2025 em: link