DNSH – Um compromisso com a sustentabilidade nos investimentos
No atual cenário de financiamento europeu, a sustentabilidade ambiental tornou-se um critério essencial. O princípio DNSH ("Do No Significant Harm" ou "Não Prejudicar Significativamente") é agora um requisito obrigatório para projetos que pretendem beneficiar de apoios no âmbito do PRR e do Portugal 2030.
Para cumprimento deste requisito, as entidades beneficiárias dos apoios devem apresentar, até ao encerramento do projeto, um relatório de autoavaliação, que demonstre o alinhamento dos investimentos com este princípio.
Durante os dias 6 e 7 de julho, a STREAM esteve presente na Connecting Green H2 Europe 2022, em Madrid. O papel do hidrogénio verde no roteiro europeu, a situação de Espanha como hub europeu para o hidrogénio e as estratégias comerciais que estão a ser desenvolvidas para acelerar o desenvolvimento da cadeia de valor do hidrogénio foram alguns dos temas analisados.
Além disso, outras questões estiverem em destaque, incluindo o uso de hidrogénio para transporte pesado, os investimentos necessários para alcançar um ecossistema maduro para hidrogénio verde, as oportunidades para a produção de hidrogénio verde e tecnologias emergentes neste campo ou o estabelecimento de infraestruturas de recarga, bem como os projetos atuais neste campo e as suas perspetivas.