O desenvolvimento de projetos de grande dimensão em Portugal é um processo complexo, que envolve múltiplas etapas e várias entidades.
É, neste contexto, que o reconhecimento do estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN) ou Projetos de Investimento para o Interior (PII) surge como uma mais-valia crucial.
Este reconhecimento facilita a tramitação administrativa dos projetos de investimento em Portugal e atribui um acompanhamento de proximidade com as entidades que compõem a CPAI (Comissão Permanente de Apoio ao investidor), como: APA, CCDR, Floene, REN, entre outras.
Principais vantagens:
- Prioridade em processos de licenciamento
- Tramitação simultânea de processos administrativos
A STREAM participou no evento Hydrogen & Fuel Cells Energy Summit organizado pela ACI (Active Communications Internacional) durante os dias 16 e 17 de março, no Hotel Crowne Plaza no Porto.
A 5ª edição do evento reuniu os principais interessados em obter uma indústria de hidrogénio, aos quais a STREAM teve oportunidade de divulgar os sistemas de incentivos mais adequados a projetos de investimento na área da energia e clima, em Portugal e na Europa.
Ao longo dos dois dias, foram realizadas diversas apresentações, contando com a presença de oradores das empresas PRF, Smartenergy Group, Efacec, Bilfinger, entre outras. Estratégias comerciais de forma a aumentar a rentabilidade na produção de hidrogénio, aplicação do hidrogénio no setor automóvel, utilização de H2 para apoiar a integração de fontes renováveis e a transição energética, bem como a iniciativa REPowerEU que trará novos apoios para a descarbonização, a fim de diminuir a dependência do gás proveniente da Rússia até 2030, foram alguns dos tópicos abordados ao longo do evento.