FCH2RAIL
O sistema ferroviário europeu está a tornar-se cada vez mais ecológico, em transição para a eletrificação e fontes alternativas de combustível para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e, consequentemente, as emissões. Atualmente, somente na Suíça este está 100% eletrificada e os restantes países têm níveis variados de eletrificação.
A empresa DEUTSCHES ZENTRUM FUR LUFT - UND RAUMFAHRT EV, localizada na Alemanha lidera assim o projeto Fuel Cell Hybrid PowerPack for Rail Applications que, em conjunto com 8 participantes de 4 países - Bélgica, Alemanha, Espanha e Portugal (Infraestruturas de Portugal SA), pretendem desenvolver um motor híbrido de célula de combustível para atender às necessidades intermediárias.
Principais objetivos:
- Conceber, fabricar e testar um sistema inovador de geração de energia apto para a ferrovia, através de um sistema híbrido a célula de combustível e baterias (Fuel Cell Hybrid PowerPack ou FCHPP);
- Demonstrar o funcionamento do FCHPP numa UME CIVIA que se converte num comboio demonstrador bi-modo:
- Em troços com catenária: elétrico;
- Em troços sem catenária: sistema híbrido - célula de combustível e baterias;
- Demonstrar a competitividade deste tipo de tração em relação ao diesel;
- Identificar soluções inovadoras para incrementar a eficiência energética,
- Propor um quadro normativo para a introdução do hidrogénio na ferrovia.
Com início em dezembro de 2021 e fim previsto para dezembro de 2025, o projeto é financiado pelo programa SOCIETAL CHALLENGES - Smart, Green And Integrated Transport da Comissão Eropeu, e conta com um investimento de 13 M€ e um apoio da UE de 9,9 M€.