Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial

Foi disponibilizada uma nova versão das Regras de Elegibilidade de despesas "Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial".

Ocorreram atualizações nos pontos 2 (Máquinas e Equipamentos, incluindo o Software), 9 (Despesas de divulgação e promoção), 10 (Feiras) e 10.1 (Viagens, Alojamento e ajudas de custo), sendo de destacar as seguintes:

/ 9 - Despesas de divulgação e promoção
Para efeitos de verificação da concretização das deslocações financiadas, deverá ser integrado no dossier do projeto o Relatório de Missão, com a seguinte informação:

  • Data do evento;
  • Informação respeitante ao local, nomeadamente links de acesso à informação sobre os mesmos;
  • Motivos da deslocação;
  • Técnicos do beneficiário envolvidos;
  • Plano de trabalhos;
  • Programas;
  • Parceiros contactados e resultado.

O Relatório de Missão deverá estar devidamente suportado por evidências documentais, designadamente:

  • Comprovativos da participação na atividade que permitam identificar o participante, o local de destino e as datas de realização da atividade;
  • Comprovativos de viagem ou equivalente (de acordo com os procedimentos internos vigentes no Beneficiário Final (BF). Por exemplo, título de transporte ou equivalente, aceitando-se formato digital)

/ 10.1 - Viagens, Alojamento e ajudas de custo.
Os custos desta rubrica devem ser calculados através da modalidade de custos unitários, de acordo com o seguinte:

Viagens Internacionais:

Viagens Nacionais:

Alojamento:

Ajudas de Custo de Substistência:

São, também, elegíveis os custos de deslocação de pessoas sem vínculo contratual ao BF (ex. oradores em conferências ou membros dos órgãos sociais sem vínculo contratual), desde que em conformidade com as condições gerais e específicas de elegibilidade. Em particular, a despesa tem de ser necessária para a implementação do projeto e ser realizada pelo BF.

Encontram no anexo a Tabela 2 que detalha os custos unitários para despesas com alojamento e ajudas de custo de subsistência, por país de destino. Os custos unitários devem cobrir todos os custos elegíveis relacionados com viagens, alojamento e ajudas de custo. Desta forma, não pode ser reembolsado qualquer custo adicional relacionado com estas categorias de despesa, exceto se o país de destino não estiver previsto na Tabela 2. Nesse caso, podem ser considerados os custos reais de alojamento e ajudas de custo de subsistência.

Mas informação em: Link