Destinado a soluções de I&D associadas ao transporte de H2 e outros temas

A rede EUREKA está a aceitar candidaturas de projetos I&D na área do hidrogénio verde, de modo a fazer face a desafios globais como as alterações climáticas e a consequente necessidade de desenvolver tecnologias energéticas baixas em carbono. 

O foco dos projetos está nas infraestruturas de transporte de hidrogénio, podendo abordar também outros temas, tais como:

  • Baterias e células de combustível;
  • Plantas piloto de produção e armazenamento de hidrogénio;
  • Novos processos usando o hidrogénio a nível industrial;
  • Novos sistemas e equipamentos para o controlo, regulação e distribuição de hidrogénio.

O aviso destina-se a projetos, com duração até 36 meses, em consórcio para empresas e centros de investigação, que devem incluir pelo menos 2 entidades de 2 países participantes (Bélgica, Canadá, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Espanha).

Consideram-se como despesas elegíveis: a aquisição de patentes, a matéria-prima consumível e os componentes, as horas de técnicos, entre outras despesas.

A nível nacional, o incentivo é a fundo perdido até 1 M € (para empresas), com taxa de financiamento máxima de 65% para grandes empresas e 85% para PME’s, sendo que não há limite máximo de financiamento por projeto. No entanto, os apoios serão distribuídos até esgotar a dotação.

As candidaturas à rede EUREKA serão realizadas em 2 fases, a primeira a terminar no próximo dia 5 de novembro de 2021. A segunda fase destina-se à candidatura ao aviso de Projetos de I&D Industrial à Escala Europeia que irá abrir no primeiro trimestre de 2022.