O desenvolvimento de projetos de grande dimensão em Portugal é um processo complexo, que envolve múltiplas etapas e várias entidades.
É, neste contexto, que o reconhecimento do estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN) ou Projetos de Investimento para o Interior (PII) surge como uma mais-valia crucial.
Este reconhecimento facilita a tramitação administrativa dos projetos de investimento em Portugal e atribui um acompanhamento de proximidade com as entidades que compõem a CPAI (Comissão Permanente de Apoio ao investidor), como: APA, CCDR, Floene, REN, entre outras.
Principais vantagens:
- Prioridade em processos de licenciamento
- Tramitação simultânea de processos administrativos
Como principais oradores do evento estiveram presentes o secretário de Estado do Ambiente e da Energia, o Dr. João Galamba, a eurodeputada Dra. Maria da Graça Carvalho, e o assessor Financeiro de Inovação no Banco Europeu de Investimento Dr. François Gilles, entre outros.
No encontro foram discutidos diversos assuntos, nomeadamente o impacto do RePowerEU em Portugal, a perspetiva europeia do RePowerEu e hidrogénio, financiamento de projetos de hidrogénio: uma perspetiva dos Serviços de Consultoria do BEI, bem como a promoção de momentos de diálogo entre profissionais com intervenção na transição energética em curso.