DNSH – Um compromisso com a sustentabilidade nos investimentos
No atual cenário de financiamento europeu, a sustentabilidade ambiental tornou-se um critério essencial. O princípio DNSH ("Do No Significant Harm" ou "Não Prejudicar Significativamente") é agora um requisito obrigatório para projetos que pretendem beneficiar de apoios no âmbito do PRR e do Portugal 2030.
Para cumprimento deste requisito, as entidades beneficiárias dos apoios devem apresentar, até ao encerramento do projeto, um relatório de autoavaliação, que demonstre o alinhamento dos investimentos com este princípio.
Como principais oradores do evento estiveram presentes o secretário de Estado do Ambiente e da Energia, o Dr. João Galamba, a eurodeputada Dra. Maria da Graça Carvalho, e o assessor Financeiro de Inovação no Banco Europeu de Investimento Dr. François Gilles, entre outros.
No encontro foram discutidos diversos assuntos, nomeadamente o impacto do RePowerEU em Portugal, a perspetiva europeia do RePowerEu e hidrogénio, financiamento de projetos de hidrogénio: uma perspetiva dos Serviços de Consultoria do BEI, bem como a promoção de momentos de diálogo entre profissionais com intervenção na transição energética em curso.