Pacto Português para os Plásticos

“O problema da poluição dos plásticos é um problema gerado por todos nós, e todos nós temos um papel determinante para o resolver. Não podemos culpar o plástico! Temos sim de assumir a responsabilidade de utilizar este material de forma mais circular e sustentável, garantindo que nunca se converte em poluição.” Esta é a ambição do Pacto Português para os Plásticos.
O Pacto Português para os Plásticos, iniciativa liderada pela Associação Smart Waste Portugal, junta várias entidades ao longo da cadeia de valor dos plásticos, desde empresas de diferentes setores – retalho, indústria, reciclagem, etc. – assim como universidades, centros de investigação, associações setoriais e organizações não governamentais (ONGs), em torno desta visão comum. Hoje, são mais de 90 as entidades que já aderiram a este pacto.


Metas para 2025

  • Eliminar os plásticos de uso único considerados problemáticos e/ou desnecessários;
  • Garantir que 100% das embalagens são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • Garantir que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
  • Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
  • Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

O Roadmap 2025 do Pacto Português para os Plásticos representa a estratégia coletiva dos membros desta iniciativa para alcançarem as cinco metas até 2025. Este documento apresenta um conjunto de atividades, e respetivos resultados, no curto, médio e longo prazo desta iniciativa. Apresenta ainda o papel de cada entidade, de forma individual, e de todos os membros, de forma coletiva, para atingir as Metas 2025. Assim, todos os anos, os membros deste pacto irão reportar o seu desempenho, de forma agregada, relativamente a cada meta da iniciativa. Este relatório será divulgado no mês de outubro de cada ano.

Ler mais