O desenvolvimento de projetos de grande dimensão em Portugal é um processo complexo, que envolve múltiplas etapas e várias entidades.
É, neste contexto, que o reconhecimento do estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN) ou Projetos de Investimento para o Interior (PII) surge como uma mais-valia crucial.
Este reconhecimento facilita a tramitação administrativa dos projetos de investimento em Portugal e atribui um acompanhamento de proximidade com as entidades que compõem a CPAI (Comissão Permanente de Apoio ao investidor), como: APA, CCDR, Floene, REN, entre outras.
Principais vantagens:
- Prioridade em processos de licenciamento
- Tramitação simultânea de processos administrativos
A SIE SOC INTERNACIONAL EMBALAGENS SA, é uma empresa portuguesa de fabrico de plásticos, localizada em Leiria. Por forma a aumentar a automação no atual processo produtivo da empresa serão implementados investimentos, através do seu projeto Indústria 4.0: Automatização processo e organizacional, promovendo assim uma fábrica inteligente e conectada, onde os dados fluem livremente entre os diversos sistemas, proporcionando uma visão holística e em tempo real da operação. Este investimento não só melhorará a eficiência operacional, mas também permitirá adaptações rápidas às mudanças nas condições de mercado, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade da empresa.
O seu projeto visa assim a modernização dos seus processos industriais através da implementação de soluções tecnológicas avançadas. Com investimentos em software ERP de interoperabilidade, manutenção industrial e automação de processos, a empresa pretende aumentar a sua eficiência operacional, garantir a conformidade com regulamentações ambientais e de segurança, e reforçar a sua competitividade no mercado global. Esta iniciativa reflete o compromisso da SIE com a inovação e a adaptação às exigências do mercado atual, promovendo uma fábrica inteligente e conectada que contribui para a digitalização da economia.
O projeto, com inicio em janeiro de 2024 e término previsto para junho de 2025, é financiado pelo programa PRR na componente C16: Indústria 4.0 e conta com um investimento de 270 mil € e um apoio financeiro de 200 mil €.