DNSH – Um compromisso com a sustentabilidade nos investimentos
No atual cenário de financiamento europeu, a sustentabilidade ambiental tornou-se um critério essencial. O princípio DNSH ("Do No Significant Harm" ou "Não Prejudicar Significativamente") é agora um requisito obrigatório para projetos que pretendem beneficiar de apoios no âmbito do PRR e do Portugal 2030.
Para cumprimento deste requisito, as entidades beneficiárias dos apoios devem apresentar, até ao encerramento do projeto, um relatório de autoavaliação, que demonstre o alinhamento dos investimentos com este princípio.
A International Iberian Nanotechnology Laboratory, localizada em Braga, foi fundada pelos governos de Portugal e Espanha tendo em conta o quadro jurídico internacional para a realização de investigação interdisciplinar, para o desenvolvimento e articulação da nanotecnologia em benefício da sociedade. As atividades desenvolvidas são focadas em 6 clusters: saúde, alimentação, energia, ambiente, TIC e futuras tecnologias emergentes.
O projeto visa desenvolver soluções de deteção baseadas em QUAntum tecnologia para identificar, à nano-escala de temperatura e campo magnético no interior de células, padrões de Doenças Neurodegenerativas (ND) que possam conduzir a novas Oportunidades na procura de medicamentos personalizados. Especificamente, este projeto objetiva analisar modelos de células neuronais com padrão de doença de Parkinson neurodegenerativa, permitindo a obtenção de um diagnóstico precoce ou a compreensão dos mecanismos de agregação de proteínas decorrentes da doença.
O Projeto conta com um financiamento do COMPETE2020 no âmbito da SAICT – Sistemas de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 239 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 204 mil euros.