O desenvolvimento de projetos de grande dimensão em Portugal é um processo complexo, que envolve múltiplas etapas e várias entidades.
É, neste contexto, que o reconhecimento do estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN) ou Projetos de Investimento para o Interior (PII) surge como uma mais-valia crucial.
Este reconhecimento facilita a tramitação administrativa dos projetos de investimento em Portugal e atribui um acompanhamento de proximidade com as entidades que compõem a CPAI (Comissão Permanente de Apoio ao investidor), como: APA, CCDR, Floene, REN, entre outras.
Principais vantagens:
- Prioridade em processos de licenciamento
- Tramitação simultânea de processos administrativos
CULTUral heritage in RurAL remote areas for creative tourism and sustainabilITY
CULTURALITY - CULTUral heritage in RurAL remote areas for creative tourism and sustainabilITY é um projeto internacional em consórcio, cujo líder é a Universidad de Oviedo e conta com mais 12 entidades, entre elas a Universidade de Aveiro, Politecnico di Torino, University of St. Andrews, e muitos mais.
Dividido por 8 Work Packages, o projeto tem como objetivo principal: contribuir para a revitalização cultural, a ativação económica e o desenvolvimento sustentável de zonas rurais remotas.
Objetivos específicos:
Estabelecer uma rede colaborativa para a promoção do turismo cultural em áreas rurais e remotas através do artesanato e do património imaterial;
Revitalização e desenvolvimento económico dos ecossistemas locais através de atividades de investigação em turismo cultural ligadas ao artesanato;
Adotar ferramentas e tecnologias digitais como plataforma fundamental para melhorar a produtividade, a visibilidade e o impacto;
Desenvolver ferramentas adequadas para o envolvimento das partes interessadas e ações de agrupamento;
Promover a troca de conhecimentos e contribuir para a criação de novas capacidades. Aprendizagem P2P dos ecossistemas locais como agentes de mudança.
Iniciado em abril de 2024 espera-se a sua conclusão para março de 2028. Enquadrado no programa Internacional HORIZON-RIA - HORIZON Research and Innovation Actions, o projeto conta com um investimento de 2,4 M€ e um apoio financeiro da comissão europeia 2,4 M€.