Principais tendências
O ano de 2023 demonstrou-se um ano “boost” para o turismo. Os viajantes foram mais além, alguns voaram para os céus, conheceram trilhos, estradas, desbravaram o Ártico e alguns até mesmo embarcaram numa épica viagem turística ao espaço, riscando objetivos das suas listas de desejos.
Como já era de esperar, 2024 não será diferente, mas melhor. A Condé Nast Traveler apresentou as 20 tendência de viagem para o ano de 2024. Destacamos algumas das tendências:
Astroturismo
Astroturismo, o ato de viajar com o intuito de avistar fenómenos astronómicos, permite “desaparecer” em terras desprovidas de qualquer poluição, multidões ou tráfego. Estas viagens permitem desligar do cotidiano, concentrando-se apenas nos céus, a contemplar as estrelas, os planetas e concertações, aproveitando a simplicidade da vida e deixando para trás tudo o resto.
Troca de casa
Os viajantes mais exigentes procuram ficar longe da sua residência habitual por período de tempo mais longos, combinado muitas vezes com a crescente tendência de empregos remotos, onde se pode trabalhar em qualquer parte do mundo. Embora esta tendência ainda seja uma realidade incomum/desconhecida para algumas pessoas, é a solução perfeita: uma “troca” de casa (gratuita) por semanas ou até meses seguidos, enquanto “oferece” a sua casa em contrapartida. Os envolvidos trocam assim de casa, e vivenciam experiências diferentes.
Viagem de show
Estrelas da música influenciam em massa, viagens por todo o mundo, conforme as tours/concertos que realizam. A tendência para 2024 é a continuação de 2023: as pessoas planearem as suas férias/viagens conforme os espetáculos que vão assistir.
Recentemente o mundo testemunhou o efeito Taylor Swift, em que as viagens aumentaram substancialmente nos países em que a cantora atuou. Outros artistas como Beyoncé, U2 ou bandas K-Pop como a mundialmente conhecida BTS, também são outros exemplos que influenciam o turismo. Outros exemplos desta tendência são festivais de música, como o TOMORROWLAND, um festival de música eletrónica, que pelo seu aumento de publico/popularidade já se espalhou um pouco por todo o mundo: desde a França (edição de inverno), Bélgica (a versão original do evento), Brasil e EUA (conhecido por TomorrowWorld).
Viagem skip-gen
Skip-gen significa, à letra, skip a generation, saltar uma geração: avós e netos passam férias juntos. Em muitas casos, os avós levam os seus netos para lugares que lhes tem um significado sentimental. O aumento da esperança média de vida, e a diminuição da taxa de natalidade, fenómenos sentidos um pouco por todo o mundo, também ajudaram no crescimento desta tendência.
Conheça estas e todas as restantes tendências em Link.