Operações M&A – Fusões, Aquisições e Reestruturações
A dinâmica do mercado, impulsionada por um ambiente cada vez mais competitivo, tem conduzido a um aumento a nível global das operações de fusões, aquisições e reestruturações. No entanto, será que as empresas de pequena e média dimensão estão preparadas para este fenómeno? Será que estas empresas estão bem estruturadas para seguir um processo de venda?
Fale connosco para conhecer melhor as etapas de um processo de venda e para saber como deve preparar a sua empresa para uma operação M&A.
A presidência do conselho de ministros publicou o Decreto-Lei nº 20-A/2023, de 22 de março, que vem estabelecer o regime geral de aplicação dos fundos europeus do Portugal 2030.
Portugal 2030 materializa o ciclo de programação de fundos europeus para o período de 2021 -2027 e decorre do Acordo de Parceria firmado entre Portugal e a Comissão Europeia, assinado em julho de 2022.
O presente regime prevê os seguintes princípios orientadores para a governação do Portugal 2030:
Orientação para os resultados a atingir – mais conhecimento, inovação e valor acrescentado, mais sustentabilidade e melhor utilização de recursos, maior conectividade e proximidade dos territórios e mais e melhores competências, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos portugueses;
Simplificação dos procedimentos – vai ser privilegiada a desmaterialização e a utilização de informação já disponível nos serviços da Administração Pública, reforçando a aposta na interoperabilidade.
É expectável que, entre o final deste mês e o princípio do mês abril, abra o primeiro concurso da tipologia de inovação produtiva para as Pequenas e Médias Empresas (PME), no âmbito do Portugal 2030. O concurso terá quatro fases de candidatura até ao final deste ano e vai mobilizar 400 M€, financiados com fundos europeus pelo Programa de Inovação e Transição Digital e pelos Programas Regionais do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.