Estamos a apoiar as empresas a alinhar o seu negócio com a sustentabilidade, inclusive no reporte de fatores ESG (Ambiental, Social e Governação). A nossa abordagem inclui o diagnóstico, o planeamento estratégico, a implementação de ações para criação de uma cultura corporativa baseada na sustentabilidade (ex. plano de descarbonização), formação, apoio no reporte de sustentabilidade e melhoria contínua.
A nossa equipa especializada em consultoria e que reúne vasta experiência em temas ambientais e de energia já iniciou a implementação deste serviço em empresas de moldes, plásticos e de serviços.
Entre os 27 Estados-membros da União Europeia (UE), Portugal ocupa agora o 16.º lugar, refletindo os esforços de desenvolvimento digital da sociedade e da economia nacional, no ranking do IDES (Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade).
Este índice é composto por 33 indicadores distribuídos em 4 dimensões: capital humano, conectividade, empresas e serviços públicos. Segundo os dados da UE, o saldo positivo de Portugal envolve subidas em 13 indicadores, entre os quais se destacam:
Capital humano: ocorreu uma subida de 6 posições (+11%) em termos de especialistas em tecnologias da informação e conhecimento, o que representa uma convergência com a média europeia, para o qual contribui o aumento expressivo de mulheres, que atingiu 22% do total, colocando Portugal em 9.º lugar neste campo e acima da média da UE;
Conectividade: o País ocupa lugares cimeiros na adesão à banda larga fixa rápida (3.º lugar) e à cobertura de rede fixa de capacidade muito elevada (7.º lugar);
Empresas: Portugal lidera o novo indicador da transição gémea (digital e verde) que reflete a adoção de tecnologias digitais com impacto na sustentabilidade ambiental, estando igualmente nos lugares cimeiros no indicador de adoção de tecnologias de Inteligência Artificial pelas empresas;
Administração Pública: Portugal mantém-se acima da média da UE, destacando-se na disponibilização de serviços públicos digitais para cidadãos e para as empresas.