DNSH – Um compromisso com a sustentabilidade nos investimentos
No atual cenário de financiamento europeu, a sustentabilidade ambiental tornou-se um critério essencial. O princípio DNSH ("Do No Significant Harm" ou "Não Prejudicar Significativamente") é agora um requisito obrigatório para projetos que pretendem beneficiar de apoios no âmbito do PRR e do Portugal 2030.
Para cumprimento deste requisito, as entidades beneficiárias dos apoios devem apresentar, até ao encerramento do projeto, um relatório de autoavaliação, que demonstre o alinhamento dos investimentos com este princípio.
A OpenAI, empresa norte-americana criadora do ChatGPT, plataforma assente em Inteligência Artificial (IA), anunciou no passado dia 28 de agosto o lançamento da ChatGPT Enterprise, um chatbot empresarial que procura garantir a privacidade das empresas. Até ao momento apenas algumas empresas tiveram oportunidade de testar esta novidade tecnológica, como a Canva, Block e The Estée Lauder Cos.
Uma das maiores novidades desta nova versão é a possibilidade de incorporar dados para treinar e personalizar a IA (recurso ainda não disponível para testes). Quando a ferramenta estiver ativa, a OpenIA indica que irá garantir a segurança dos dados, através do recurso a proteção por criptografia, para assim evitar que estes sejam vazados ou usados por outros máquinas para além da empresa que incorporou essas informações.
A empresa norte-americana refere que os preços da assinatura do ChatGPT Enterprise “vão depender da utilização e dos contextos de cada empresa”.
É de destacar que, após 2 meses desde o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, foram ultrapassados os 100 milhões de utilizadores mensais, tornando-se assim na plataforma informática com o crescimento mais rápido da história (antes de a nova rede social da Meta, a Threads, alcançar essa distinção no verão deste ano).
A ferramenta de IA voltada para o mundo corporativo estará disponível na próxima semana, a partir do dia 04 de setembro.