Apoio à instalação de infraestruturas de combustíveis alternativos e Áreas de estacionamento seguras e vigiadas
Apoio à instalação de infraestruturas de combustíveis alternativos
O Parlamento Europeu definiu prazos para a implantação de uma infraestrutura de combustíveis alternativos na União, para veículos rodoviários e ferroviários, navios e aeronaves estacionadas, em linha com mecanismos de financiamento como o CEF.
De facto, a Diretiva de Infraestruturas de Combustíveis Alternativos foi adotada em 2014 para tratar de questões como a falta de implementação coordenada de infraestruturas de reabastecimento e recarga de combustíveis alternativos em toda a UE e melhorar a segurança a longo prazo.
Foram propostas alterações, que, entre outras, referem que os Estados-Membros devem assegurar que, até 31 de dezembro de 2027, sejam implantadas estações de reabastecimento de hidrogénio acessíveis ao público, com uma capacidade mínima de 2 t/dia e equipadas com um distribuidor de 700 bar no mínimo, com uma distância máxima de 100 km entre elas ao longo da rede principal da rede transeuropeia de transportes (RTE-T) e da rede global da RTE-T. O hidrogénio líquido será disponibilizado em estações de reabastecimento acessíveis ao público com uma distância máxima de 400 km entre elas.
O apoio previsto potenciará o cumprimento destas e outras metas da União Europeia relativas à criação de infraestruturas de combustíveis alternativos, tal como se resume:
Beneficiários:
- Coesão (CEF-T-2021-AFIFCOEN): entidades públicas ou privadas de um dos Estados-Membros da UE elegíveis para financiamento do Fundo de Coesão;
- Geral (CEF-T-2021-AFIFGEN): entidades públicas ou privadas de um dos Estados-Membros da UE.
Tipologias de intervenção:
- Tipologia 1 - Infraestrutura de carregamento de energia elétrica apoiada na forma de contribuições unitárias
- Estações de carregamento acessíveis ao público ao longo da rede rodoviária RTE-T, em estacionamentos seguros e protegidos ao longo da rede rodoviária RTE-T e em nós urbanos, para veículos ligeiros (150 kW) ou pesados (350 kW)
- Tipologia 2 - Instalação de infraestrutura de combustível alternativo (ex. GNL), para abastecimento de embarcações fluviais e marítimas
- Tipologia 3 - Instalação de Infraestrutura de Combustível Alternativo - Obras - Zero Emissões
- Infraestruturas elétricas para transporte público em nós urbanos, embarcações fluviais e marítimas, equipamentos portuários e operações terrestres de aeroporto
- Infraestruturas de reabastecimento de hidrogénio a veículos ligeiros ou pesados de longo curso, embarcações fluviais e marítimas, veículos e equipamentos portuários e, por fim, ferrovias
Se necessário à viabilidade do projeto, as seguintes atividades podem ser elegíveis:
- Instalações de armazenamento de energia;
- Implantação de eletrolisadores para fornecimento de eletricidade verde e uso sustentável de recursos hídricos para a produção de hidrogénio verde para fins de transporte.
Período de candidaturas: 3º cut-off até 10/11/2022, 4º cut-off até 13/04/2023 e 5º cut-off até 19/09/2023.
Despesas Elegíveis:
- Custos com pessoal
- Trabalhos nas regiões ultraperiféricas
- Custos de subcontratação
- Viagens e Estadias
- Outros bens, obras e serviços
- Aquisição de equipamentos
- Outros
Taxa de incentivo:
Envelope geral:
Envelope coesão:
Dotação: EUR 1.200 M€ (envelope geral) ou 375 M€ (envelope coesão)
Saiba se a localização do seu projeto é elegível: Mapa interativo RTE-T
Áreas de estacionamento seguras e vigiadas
Este aviso objetiva construir, desenvolver, modernizar e completar as redes transeuropeias (TEN-T), tendo em conta os compromissos de descarbonização a longo prazo da União, contribuindo assim para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e reforço da coesão territorial, social e económica.
Beneficiários
- Coesão (CEF-T2022-SAFEMOBCOEN): entidades públicas ou privadas num dos Estados Membros da UE elegíveis para financiamento pelo Fundo de Coesão;
- Geral (CEF-T2022-SAFEMOBGEN): entidades públicas ou privadas num dos Estados Membros da UE.
Tipologias de intervenção:
- Áreas de estacionamento seguro e vigiado – obras
- Adaptação da infraestrutura de transporte para efeitos de controlo das fronteiras externas da União – estudos, obras ou misto
- Melhorar a resiliência das infraestruturas de transporte - estudos, obras ou misto
- Segurança rodoviária - estudos, obras ou misto (apenas no Cohesion Envelope)
Atendendo à tipologia 1, as áreas de estacionamento seguras e vigiladas são essenciais para a melhoria das condições dos motoristas enquanto estes descansam, potenciando menos acidentes nas estradas, roubos, etc., devendo incluir serviços básicos de acordo com a certificação a obter (EU Parking – ESPORG).
Período de candidatura: até 18/01/2023
Despesas Elegíveis:
- Custos com pessoal
- Obras
- Custos de subcontratação
- Viagens e Estadias
- Compra de terrenos (limite 10% dos custos elegíveis, apenas para projetos do contingente de Coesão)
- Aquisição de equipamentos
- Estudos
- Outros
Taxa de incentivo:
- Envelope Coesão: 85%
- Envelope geral:
- Estudos: 50%
- Obras: 50% (tipologias 1 e 2)
- Obras 30% (tipologia 3)
- Obras 70%, regiões ultraperiféricas
Dotação:
- Envelope coesão: 150 M€
- Envelope geral: 100 M€