logo
twitter twitter facebook linked
Newsletter nº 1 | janeiro 2022
 
 
Notícias
Investimento direto estrangeiro duplica valor do melhor ano de sempre
 

Até ao final de 2021, a AICEP terá captado 2,7 mil milhões de euros em Investimento Direto Estrangeiro em Portugal, um montante que inclui o maior projeto da década, de 657 milhões de euros com a Repsol. Isto significa que o investimento contratado superará em 229% o recorde de 2019, com três dos últimos quatro anos a quebrarem barreiras no investimento apoiado, sempre acima de mil milhões.

Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado para a Internacionalização, refere que a conquista prova que "Portugal continuou, em pandemia, a ter os valores que lhe garantem interesse internacional: é um destino seguro, há muito talento e qualidade de vida, o que, aliado ao movimento para a maior autonomia estratégica que a UE está a fazer, potencia as oportunidades de ocuparmos cada vez mais espaço nos negócios globais”.

Este montante de investimento vem reforçar a constante melhoria de Portugal nos rankings de ambiente de negócios, nomeadamente a integração no top 10 da EY dos melhores países europeus a atrair IDE, ficando à frente de países como a Finlândia e Suécia. Este estudo destaca ainda que 37% dos inquiridos planeia investir em Portugal ou expandir a atividade que já tem no país e metade considera que a atratividade do país vai aumentar nos próximos anos.

LER MAIS
 

picture
 
Start up portuguesa desenvolve vacina e tratamento contra infeções bacterianas
 

A biotecnológica portuguesa Immunethep tem em desenvolvimento uma vacina injetável e um tratamento revolucionário contra as infeções bacterianas, com base numa investigação desenvolvida na Universidade do Porto.

Foi descoberto um mecanismo que consegue atacar diversas bactérias em simultâneo, e não isoladamente, em especial bactérias conhecidas pela sua resistência a antibióticos e responsáveis por grande parte das infeções hospitalares. Ao ser descoberto o porquê de estas ultrapassarem o sistema imunitário e se ter percebido terem um mecanismo comum, foi possível produzir uma vacina que tem capacidade de prevenir infeções de cinco bactérias diferentes.

No mercado, existem atualmente vacinas que conseguem prevenir alguns subtipos de cada bactéria. Esta nova tecnologia é algo completamento novo, muito mais abrangente e um produto substituto assim que chegue ao mercado. A título de exemplo, uma das bactérias visadas pela nova vacina é a pneumococo (principal responsável por pneumonias e meningites, entre outras doenças). As vacinas que estão no mercado, juntas, representam cerca de sete mil milhões de vendas por ano.

LER MAIS
 

picture
 
 
Avisos abertos
PDR
 

PRR
 


Pode consultar outros avisos abertos em https://streamconsulting.pt/pt/novidades
 
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Lean: Projeto de melhoria do circuito do utente
 

O serviço de Hospital de Dia Oncológico de Braga tem tido um grande aumento do número de doentes e de tratamentos. O circuito dentro do hospital começava a ser muito complicado para os doentes oncológicos, nomeadamente com muitos tempos de espera.

Com os objetivos de agilizar e normalizar os circuitos do utente e otimizar os agendamentos de forma a reduzir o tempo de espera, o serviço do Hospital de Dia Oncológico foi analisado, tendo sido identificado potenciais desperdícios e ineficiências, para depois se definir um plano de melhoria através da metodologia Lean.

No decorrer do projeto, a equipa conseguiu alcançar melhorias no total de seis áreas distintas, com seguintes resultados positivos:

  • Redução de 43% das atividades realizadas pelo doente que vai fazer o levantamento da sua medicação oral. Anteriormente, o utente teria de seguir sete passos, tendo a possibilidade de cinco momentos de espera. Atualmente, o circuito do utente reduziu para quatro passos com apenas dois momentos de espera. Percentualmente, verificou-se uma redução de 60% de momentos de espera para o doente;
  • Agora os circuitos do doente passaram a ser centralizados e focados no mesmo, evitando a realização de longas distâncias;
  • A criação de novas regras de agendamento permitiu a entrada de utentes no serviço de forma escalonada, fazendo com que o utente passe a esperar, em média, menos 11 minutos entre o momento em que se senta no cadeirão até à preparação do seu tratamento;
  • Verificou-se um aumento de 50% da taxa de ocupação dos quartos e um melhor aproveitamento do espaço;
  • Alterações ao sistema informático e a campanha de sensibilização para utilização dos quiosques levaram a uma diminuição de utentes em espera para efetivação no balcão central, bem como uma redução de 81% do tempo total necessário para efetivação do ato;
  • Com a eliminação de dois dos passos associados à Folha Verde (documento físico que contém toda a informação associada ao doente e respetivo tratamento), a administrativa ganhou 46 min diários para realização de outro tipo de tarefas, enquanto se reduz três passos no circuito do utente (-36%).

Após a realização do projeto, o serviço do Hospital de Dia reconhece uma maior segurança, agilidade e excelência prestados aos seus utentes como também uma maior qualidade no seu ambiente de trabalho.

LER MAIS
 
picture

IoMT (Internet of Medical Things) e o 5G: as mudanças na saúde
 

O 5G traz soluções tecnológicas e inovações em todas as áreas. Na saúde, em que a prevenção e o tempo de resposta são críticos, a rede 5G traz um salto como nunca antes visto. As inovações tecnológicas facilitam o trabalho dos profissionais de saúde, que ganham mais tempo para os doentes, e reduz os custos em geral.

No que diz respeito a dispositivos médicos IoMT, que representam 40% do total da IoT, as mudanças serão significativas:

  • Mais vidas salvas com ambulância 5G: As ambulâncias vão ser cada vez mais como mini salas de urgências, com mais equipamento e câmaras de alta-definição que transmitem dados e imagens em tempo real para o hospital. Os paramédicos vão conseguir antecipar diagnósticos e começar tratamentos ainda em trânsito;
  • Medicina menos invasiva: Resultados, diagnósticos e tratamentos são mais rápidos e certeiros com a ajuda da inteligência artificial e pelo acesso a informação de todo o mundo. Fazer um exame também vai ser cada vez mais fácil, com sensores que podem ser um pequeno adesivo, um implante ou até um comprimido inteligente que filma e recolhe dados;
  • Telemedicina: O crescimento da medicina à distância vai possibilitar aos hospitais gerirem melhor as suas equipas e as consultas a efetuar. Tanto os centros médicos como os doentes ganham acesso aos melhores especialistas, de qualquer parte do mundo. Para além disso, são cada vez mais usados dispositivos IoMT em casa, como os wearables e biossensores, que permitem a partilha instantânea de dados médicos;
  • Cirurgias à distância: Transportar um doente para outro país ou trazer um cirurgião de renome internacional deixa de ser necessário. As cirurgias são menos invasivas e mais precisas, o que permite melhores tempos de recuperação, garantindo aos hospitais capacidade para acolher mais doentes e fazer novas cirurgias;
  • Realidade virtual para dar apoio ou formação: Com recurso a realidade aumentada ou virtual, os médicos ficam preparados mais cedo para todo o tipo de situações, o que se traduz em mais clínicos para atender os doentes. A realidade virtual também ajuda os médicos a terem apoio imediato, à distância, de outros especialistas.
LER MAIS
picture
 
 
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
ABLEFIT: Desenvolvimento de um Sistema Avançado para Reabilitação
 

O projeto ABLEFIT visa a investigação e desenvolvimento de um sistema avançado de reabilitação física, para pacientes acamados e com imobilidade prolongada, capaz de:

  • prevenir as complicações associadas à imobilidade no leito;
  • aumentar a capacidade funcional do sistema músculo-esquelético, cardíaco e respiratório;
  • promover a integração de programas de exercício físico adequados à condição clínica de cada doente;
  • melhorar a qualidade de vida do paciente.

A nova solução ABLEFIT será capaz, de forma inteligente, adaptar o plano de reabilitação do doente, ao longo do processo de reabilitação, permitindo que o processo ocorra com maior eficácia terapêutica. Adicionalmente, o dispositivo avançado de controlo que será desenvolvido, irá permitir realizar a avaliação de desempenho do doente, contribuindo para que os profissionais de saúde tenham um conhecimento integrado da condição do doente.

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT empresarial na vertente de co-promoção, o projeto “ABLEFIT: Desenvolvimento de um Sistema avançado para Reabilitação” envolveu um investimento elegível de 1.1 M€, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 777 mil €.

LER MAIS
 
picture

Fabrico de novas soluções de desinfeção/esterilização através de radiação ultravioleta
 

No combate à Covid-19, a empresa TIS iniciou a produção um aparelho móvel de esterilização de espaços interiores.

O Violet Ultra Cleaner é um aparelho móvel composto por lâmpadas UV germicidas que esterilizam o ar e superfícies em espaços interiores para eliminação de bactérias, vírus e outros microrganismos, permitindo uma desinfeção segura sem adição de químicos. Este equipamento é capaz de esterilizar espaços, superfícies e objetos, utilizando uma tecnologia já utilizada no século XX na desinfeção e esterilização de águas e ar em diferentes ambientes A desinfeção é realizada com eficiência, rapidez e com poucos recursos humanos e sem agentes químicos.

O aparelho tem um sistema de segurança que permite a sua utilização de forma segura e com diminuta interferência humana. Após a programação do Violet Ultra Cleaner existe um período de segurança em que o sistema não inicia para permitir a saída de pessoas do espaço a esterilizar, dispondo também de sensores de movimento que desligam o equipamento automaticamente na presença de movimento. Em caso de avaria dos sensores de movimento, o equipamento não inicia o ciclo de execução, garantindo, assim, a segurança de pessoas e animais presentes no espaço a desinfetar, uma vez que a radiação UV apresenta elevado nível de perigosidade para a pele e os olhos.

Com um investimento de 467.400€, conta com um apoio FEDER no valor de 444.030€, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva COVID-19.

LER MAIS
 
picture
 
 
EVENTOS & DIVULGAÇÃO
Formação | Licenciamento Industrial
 

A STREAM participou na formação “Licenciamento Industrial”, um curso online criado pelo IAPMEI sobre o SIR – Sistema da Indústria Responsável. Nesta formação, após introdução dos objetivos do licenciamento industrial e respetivo enquadramento legal, foram abordados temas como os regimes jurídicos abrangidos e entidades envolvidas, procedimentos SIR e ainda aspetos complementares ao licenciamento industrial, como os requisitos das instalações, vistorias e fiscalizações.

picture


PRÓXIMOS EVENTOS
 
  • EXPO DUBAI: 1/10/2021-31/03/2022, Dubai, EAU
  • MOMAD: 4-6/02, Madrid, Espanha
  • EXPORT HOME: 24-27/02/2022, Porto, Portugal
  • KOREA INTERNATIONAL MEDICAL & HOSPITAL EQUIPMENT SHOW: 10-13/03/2022, Seul, Coreia do Sul
  • BOLSA DE TURISMO DE LISBOA: 16-21/03/2022, Lisboa, Portugal
  • HANNOVER MESSE: 25-29/04/2022, Hannover, Alemanha
  • ICMAE: 20-22/07/2022, Bratislava, Eslováquia
logo
apcer
Tel. 244 836 535 | Email: geral@streamconsulting.pt
Copyright © 2021 | Stream Consulting, Rua da Floresta n. 800 Edifício AOC Business Center, piso 0, 79, Azabucho, Pousos, 2410-021 Leiria
twitter
facebook
facebook
linked