Newsletter nº 20/2015 - 6 de novembro

1. N O T Í C I A S

A STREAM marcou presença na MOLDPLAS 2015

A Rede, uma parceria da STREAM com as empresas Apri, hes - sistemas informaticos, HLink - Redes e Software Industrial e MAGO, marcou presente na feira MOLDPLAS 2015.

Sob o mote “Agarra a Oportunidade”, a Rede apresentou soluções integradas para apoio ao desenvolvimento e implementação de projetos de investimento das empresas.

Foram quatro dias de bastante afluência de visitantes profissionais, o que comprova o elevado dinamismo do setor e o seu potencial de crescimento.

Queremos agradecer a todos os que nos visitaram e que fizeram com que a nossa participação na feira fosse um êxito, estando conscientes que se reuniram todas as condições para a criação de novos negócios e parcerias de sucesso.

"Carlos Moedas quer facilitar acesso a fundos europeus na área da inovação"

"O Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, quer facilitar o acesso aos fundos comunitários para estas áreas a empresas que nunca tenham sido recipientes deste tipo de verbas.

"Um dos problemas que eu tenho observado, e que gostava de tentar mudar, é que muitas vezes, nos programas europeus, aqueles que conseguem ganhar concursos em grande quantidade são os que já concorreram várias vezes e têm grande experiência", disse à agência Lusa, em Madrid, o responsável do executivo comunitário."

(...)

"A Comissão Europeia, disse Carlos Moedas, tem o maior programa de inovação em todo o Mundo, o Horizonte 20-20, dotado com 80 mil milhões de euros.

"E temos uma grande parte desse programa, de 3 mil milhões de euros, dedicada às Pequenas e Médias Empresas (PME). A esse programa, que também existe em Portugal, chama-se o Instrumento PME. É um instrumento muito fácil, com pouca burocracia", explicou o comissário.

Uma empresa, disse, "pode preencher dez páginas e enviá-lo aos serviços da Comissão e receber 50 mil euros se a ideia for boa".

 

Para ler a notícia na íntegra, aqui.

"Um Mercado Único aprofundado e mais justo: Comissão promove oportunidades para cidadãos e empresas"

"A Comissão tenciona simplificar a legislação sobre o IVA, reduzir o custo ligado ao registo de empresas, apresentar uma proposta sobre a insolvência das empresas e facultar o acesso a todas as informações sobre os requisitos regulamentares num único portal digital.

A Comissão debruçar-se-á também sobre as regras em matéria de propriedade intelectual que sejam claras e favoráveis às PME e ultimará o processo necessário para que a Patente Unitária se torne uma forma atraente e acessível de as empresas europeias, incluindo as PME, capitalizarem as suas ideias.

O Mercado Único é uma das maiores realizações da Europa, concebido para permitir uma circulação de bens, serviços, capital e pessoas mais livre. Oferece oportunidades a profissionais e empresas e uma maior escolha e preços mais baixos aos consumidores. Permite que as pessoas viajem, vivam, trabalhem e estudem onde desejam. Mas estas possibilidades nem sempre se concretizam, porque as regras do Mercado Único não são conhecidas, não são aplicadas ou são, simplesmente, postas em causa por restrições injustificadas. E o Mercado Único precisa de adaptar-se para refletir as realidades do mundo de hoje: também as ideias inovadoras e os novos modelos de negócio têm de encontrar o seu lugar."

 

Para ler a notícia na íntegra, aqui.

"São as empresas quem mais investe com fundos comunitários"

"Até 30 de Setembro, já foram aprovadas 3.300 candidaturas de empresas ao Portugal 2020.

As empresas já apresentaram projectos no valor de 700 milhões de euros ao Portugal 2020, tendo obtido luz verde para receber um incentivo de 399 milhões.

O Compete, o programa operacional que financia empresas, é aliás aquele que tem o maior volume de investimento aprovado. Contudo, é o Programa Operacional Capital Humano, que financia a formação profissional, que atribuiu mais incentivos até 30 de Setembro, ou seja, 573 milhões de euros para um investimento aprovado de 675 milhões. Estes valores não foram ainda pagos. Só à medida que o investimento for realizado e mediante a apresentação de facturas para as despesas elegíveis são feitos os pagamentos.

O novo quadro comunitário tem sido alvo de uma forte procura, depois dos atrasos no lançamento do Portugal 2020. De acordo com o último balanço a que o Económico teve acesso, de 30 de Setembro, já tinha sido apresentadas mais de 30 mil candidaturas aos 474 concursos abertos, nos quais foram postos a concurso 7,2 mil milhões de euros."

(...)

Para ler a notícia na íntegra, aqui.

2. A R T I G O  T É C N I C O

Inovação de Produto 

O conceito de Inovação pode ser entendido como a introdução de algo novo ou significativamente melhorado na atividade de uma organização, contribuindo positivamente para incrementar a qualidade dos seus produtos e/ou serviço, bem como das suas práticas diárias.
De acordo com o publicado no Manual de Oslo existem quatro tipos de Inovação: Produto, Processo, Organizacional e Marketing.

Uma Inovação de Produto pode ser entendida como a introdução de um bem/serviço novo ou significativamente melhorado no que diz respeito às suas características ou utilização. No entanto, para que o carácter inovador deste bem/serviço seja reconhecido é necessário que o mercado acolha e passe a utilizá-lo, ou seja, é o seu volume de vendas que irá dita o caráter inovador do produto.

O conceito de inovação de produto nos bens pode incluir a incorporação de novos componentes, materiais e especificações técnicas, já nos serviços pode abarcar melhorias significativas no modo como é prestado e a introdução de novas funcionalidades ou serviços.

3. P R O J E T O  E X E M P L O

MCLAVA | Máquina de Corte Laser 3D Assistida por Visão Artificial

O projeto MCLAVA, financiado pelo COMPETE no âmbito dos Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, adveio da parceria entre a Edaetech – Engenharia e Tecnologia, S.A e a Techminho e nasceu da necessidade sentida pela empresa Edaetech em capacitar-se para novos avanços tecnológicos, nomeadamente no processamento laser de componentes metálicos e no qual a empresa pretende ter uma participação ativa, ganhando, deste modo, significativas vantagens competitivas, objetivando, assim, prestar um serviço de maior qualidade, nomeadamente, aos clientes da indústria automóvel.

Este projeto visava o desenvolvimento de um equipamento de 5 eixos para corte laser 3D utilizando, para tal, a tecnologia de fibra ótica e sendo assistido por um sistema integrado de visão artificial. Esta nova tecnologia, baseada em fibra ótica, possibilita incrementos ao nível da eficiência energética da empresa, bem como menores custos de manutenção quando comparada com os tradicionais lasers de CO2. Já a componente de visão artificial, possibilita a deteção automática da posição e orientação da peça a cortar, reduzindo, assim, o tempo de setup e o esforço necessário até obter uma primeira peça conforme.

MCLAVA

Coordenado por Edaetech e Techminho, em Portugal

Financiado pelo FEDER

Fonte: COMPETE 2020, http://www.poci-compete2020.pt/noticias/detalhe/Proj5310_MCLAVA

4. C O N C U R S O S  A B E R T O S

Portugal 2020

  • Até 31 de março de 2016:

SI - Vale Internacionalização: Aviso de Abertura 

SI - Vale I&D: Aviso de Abertura 

 

Horizonte 2020

Liderança Industrial: informações 

Inovação nas PME's:  informações

Fábricas do Futuro: informações

 

PDR 2020 | Programa de Desenvolvimento Rural

Operação 3.1.1 - Jovens Agricultores : Informações

Operação 3.2.1 - Investimentos na Exploração Agrícola - Jovens Agricultores: Informações 

Operação 3.2.1 - Investimento na Exploração Agrícola: Informações

Operação 3.2.2 - Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas: Informações

Operação 3.3.1 - Investimentos na Transformação e comercialização de produtos agrícolas: Informações

Operação 3.3.2 - Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas: Informações 

 

5. A G E N D A

11 de novembro | Workshop: Desafios da Administração Local no Portugal 2020 / Águeda (Informações)

12 de novembro | Horizonte 2020 - Financiamento para empresas na área da Saúde: OPORTUNIDADES NO SECTOR DAS TIC, BIOTECNOLOGIA, FARMACÊUTICA E AFINS / Lisboa (Informações)

12 e 13 de novembro | 40º Colóquio da Qualidade / Porto (Informações) 

13 de novembro |  Sessão temática Normalização no Turismo / Porto (Informações)

17 de novembro | Seminário “Ásia: Mercados e Oportunidades” / Lisboa (Informações)

19 a 21 de novembro | Feira do Empreendedor / Porto (Informações)

19 a 21 de novembro | Workshop: Como pôr o seu negócio a gerar dinheiro? / Algés (Informações) 

25 de novembro | VI Conferência Anual do Health Cluster Portugal  & Mercado de Inovação Aberta em Saúde / Lisboa (Informações)

25 e 26 de novembro | "Empreender – da Ideia ao Negócio" / Coimbra (Informações)

STREAM Consulting - Soluções de Engenharia e Gestão, Lda.                                            
Rua Senhor Jesus dos Milagres, nº 79 – 1º,  Milagres, 2415-020 Leiria
Tel: 244 836 535  |  url: streamconsulting.pt  |  e-mail: geral@streamconsulting.pt